Comércio ganha fôlego em outubro e sobe 3,8 pontos no Icom

O indicador está em seu maior patamar desde maio, quando apontava 92,6 pontos, representando o avanço na média móvel trimestral de 1,2 ponto.

A FGV divulgou na última quinta-feira (25) que o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,8 pontos dos meses de setembro para outubro, atingindo 92,5 pontos. Este é o maior patamar desde maio, quando o indicador estava em 92,6 pontos, representando o avanço na média móvel trimestral de 1,2 ponto. Em nota oficial, o coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler, considera que este dado sugere que o pior momento do setor começa a ficar para trás. “A recuperação nos índices que medem a situação atual e as expectativas reforça o otimismo em relação a uma retomada das vendas. Apesar do bom resultado no mês, a continuidade e intensidade da recuperação do comércio ainda estão sujeitas a melhores resultados no mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza."

Neste mês, 11 dos 13 segmentos pesquisados obtiveram melhora da confiança, após cinco meses consecutivos sem resultado positivo. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,5 pontos, ficando em 88,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) ficou em 97,1 pontos, com uma alta de 4,9 pontos.

Os dados para a edição de outubro foram coletados entre os dias 3 e 24 do mês, com informações de 1.153 empresas.