Comércio impulsiona economia gaúcha e ajuda a sustentar crescimento do PIB no 1º trimestre

No varejo ampliado, atividades como material de construção (13,6%), vestuário (9,0%) e combustíveis (7,3%) apresentaram os maiores crescimentos

O comércio varejista segue como um dos motores da recuperação econômica no Rio Grande do Sul. Segundo dados da SEPLAG-RS/DEE, o PIB do Estado cresceu 1,3% no primeiro trimestre de 2025 frente ao trimestre anterior, com destaque para o desempenho do varejo ampliado, que apresentou alta nas vendas em diversos segmentos.

As maiores expansões foram registradas nos setores de material de construção (13,6%), vestuário (9,0%), combustíveis (7,3%) e veículos (6,2%). Esses dados refletem o fortalecimento gradual do consumo e o papel estratégico do comércio na retomada da atividade econômica.

Apesar da leve retração do setor de serviços no trimestre (-0,2%), o comércio varejista teve crescimento de 6,0% na comparação anual, contribuindo diretamente para o avanço da economia estadual. A movimentação no setor é considerada um sinal positivo de dinamismo, especialmente diante dos desafios enfrentados nos últimos anos, como eventos climáticos e oscilações no consumo.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, o comércio tem sido peça-chave para sustentar o crescimento de 3,7% no PIB gaúcho, reforçando sua importância na geração de empregos, arrecadação e estímulo ao desenvolvimento regional.

Veja também

    Edição de Agosto do Café com Lojistas traz dicas práticas para vídeos curtos nas redes sociais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas aborda vendas com vídeos nas redes sociais

    Veja mais
    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebe Diretora da Comunicação e Marketing da Secom e Diretor da agência HOC para apresentar campanha Ganha-Ganha
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa recebe apresentação da campanha Ganha Ganha

    Veja mais
    Vendas do Dia dos Pais superam expectativa e ultrapassam R$ 200 milhões
    PesquisaNoticiasVendas

    Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Endividamento gera alerta no mercado de consumo brasileiro

    Veja mais