Comércio poderá abrir no Dia do Gaúcho em Porto Alegre

Lojistas devem seguir as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, firmada entre o Sindilojas POA e o Sindec-POA.

As lojas da Capital poderão abrir na terça-feira, 20 de setembro, feriado da Revolução Farroupilha, também conhecido como Dia do Gaúcho. Para contar com o trabalho dos empregados, o Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas estejam atentos às regras da Convenção Coletiva da categoria, firmada com o Sindec-POA. O documento prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das empresas que desejam utilizar o trabalho dos funcionários aos domingos e feriados (com algumas exceções). Os arquivos na íntegra com todas as regras vigentes estão disponíveis neste site, na área de Convenções Coletivas.

A jornada de trabalho para feriados, conforme previsto na Convenção, pode ser estabelecida entre 6 e 8 horas. O horário de abertura para o comércio de rua fica à critério de cada empresa. Já as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as orientações desses estabelecimentos.