Comércio reforça estoque

Com a chegada do frio em pleno mês de maio e a comemoração dos Dia das Mães no próximo domingo, as lojas de Porto Alegre reforçaram os estoques — principalmente de vestuário. Segundo o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, os comerciantes já percebem a mudança nas vendas. “Com a chegada do frio aumentou o movimento nas lojas, mas a maioria dos clientes deverá comprar o presente para a mãe nesta sexta-feira e no sábado”, comemora.

De acordo com o dirigente, as roupas e os calçados são tradicionalmente os presentes preferidos para a data. Ele aposta ainda em um aumento na comercialização de produtos de cama, mesa e banho. “Edredons, cobertores e roupões estão atraindo o consumidor com a chegada do “inverno de maio”, acrescenta Sielichow.

No PopCenter Porto Alegre, os vendedores também esperam lucrar com a data. Atualmente, quase todas as lojas, em inúmeros segmentos, oferecem diversas formas de pagamento — com desconto à vista ou até com parcelamento sem juros. De acordo com o economista Lucas Schifino, da Fecomércio/RS, 80% dos clientes vão realizar compras à vista, e 56,5% pagarão em até três parcelas.

A data, de acordo com a entidade, é a segunda de maior volume de vendas no Estado, atrás somente do Natal. A entidade projeta crescimento real entre 4,5% e 5,5% nas vendas deste ano em relação ao ano passado. Pesquisa revela que o gasto médio por pessoa com o presente do Dia das Mães deverá ser de R$ 154,29. Os itens preferidos são vestuário, com 32,4%, perfumes e cosméticos (17,5%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,8%) e calçados (10,6%).