Comissão aprova medida que prevê desoneração da folha de pagamento

Medida Provisória 582/12 será encaminhada para apreciação da Câmara.Texto precisa ser apreciado até o dia 28 de fevereiro.

O relatório da medida provisória 582/12, que trata da desoneração da folha de pagamento de 15 setores, foi aprovado em votação simbólica na manhã desta quarta-feira (6) pela Comissão Mista do Congresso Nacional.
A medida será encaminhada agora para apreciação da Câmara dos Deputados. Depois, precisa ser apreciada pelo Senado antes de ser encaminhada para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. A medida, que teve sua validade prorrogada e precisa ser apreciada até 28 de fevereiro. Caso contrário, perderá a validade.

O texto da medida trata da desoneração da folha salarial de 15 setores da economia, entre eles os de aves e suínos, pescados, equipamentos médicos e odontológicos, além de bicicletas, fogões e refrigeradores. O relatório da medida foi elaborado pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). Castro afirmou que a medida não recebeu nenhum “jabuti”, termo usado pelos parlamentares para caracterizar emendas sobre assuntos diferentes da medida. Ao todo, o texto da MP recebeu 155 emendas encaminhadas pelos parlamentares.

“Nesta medida não há nenhum jabuti. Dentro do espírito de facilitar a vida de quem trabalha, produz e gera riqueza neste país”, disse o relator.

Pelo texto da medida, em troca dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os setores beneficiados pagam o equivalente a entre 1% e 2% de seu faturamento. Ao tirar tributos incidentes sobre os salários dos trabalhadores, o governo busca estimular a geração de empregos no país e melhorar a competitividade das empresas brasileiras.

A MP também institui o Regime Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria de Fertilizantes; altera a lei do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa; altera a incidência da Contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) na comercialização da laranja e reduz o Imposto de Renda devido pelo prestador autônomo de transporte de carga.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais