Comissão da Assembleia Legislativa rejeita projeto que obriga lojas a disponibilizar pagamento via boleto

O projeto de lei estadual 132/08, de autoria do deputado Gerson Burmann (PDT), foi rejeitado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. A proposta visa obrigar os estabelecimentos…

O projeto de lei estadual 132/08, de autoria do deputado Gerson Burmann (PDT), foi rejeitado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. A proposta visa obrigar os estabelecimentos comerciais a oferecerem o pagamento de compras parceladas através de boletos bancários. A expectativa do autor do projeto era de que a modificação traria maior comodidade ao consumidor, uma vez que as parcelas da compra poderiam ser quitadas em qualquer casa lotérica ou agência bancária.

Mas um trabalho realizado pela Fecomércio-RS e por sindicatos de todo o Estado mostrou que o projeto acarretaria em um encarecimento da relação de consumo entre empresas e clientes. O custo do boleto teria de ser repassado ao cliente. Conforme explicou o cientista político da Fecomércio-RS, Rodrigo Giacomet, houve um esclarecimento aos deputados quanto aos prejuízos. A proposta ainda segue em tramitação.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais