Comissão da Câmara aprova fim do ponto eletrônico

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (6) o fim do Ponto Eletrônico, que havia sido instituído pela Portaria nº 1.510 do…

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (6) o fim do Ponto Eletrônico, que havia sido instituído pela Portaria nº 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 21 de agosto de 2009. A proposta ainda será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

O fim da norma faz parte do Projeto de Decreto Legislativo 2839/10, do ex-deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP). Conforme o autor do texto, a portaria exigia obrigações inconstitucionais para a adoção do ponto eletrônico. “A portaria, que deveria ter o propósito de mera regulamentação do controle de horário do trabalhador, passou a exigir uma série de obrigações e direitos cuja criação é reservada à lei específica, mas que não foram determinados pelo legislador”, justifica o texto, que cita exemplos como implementação de um Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP, instalação de um equipamento específico de automação, denominado Registrador Eletrônico de Ponto – REP, determinação para que o REP seja fabricado segundo especificidades técnicas e industriais excessivamente restritivas e impressão de Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador, entre outros.

“As alterações implicarão novos investimentos pelas empresas empregadoras para cumprimento da nova legislação e não há garantia de que as novas regras e o novo sistema possam atingir a finalidade concebida pelo Ministério: coibir as fraudes”, afirma o ex-deputado, que também critica o prazo estipulado para a adaptação às exigências do governo. Ainda não há previsão para a nova apreciação da matéria.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais