Comissão Municipal de Emprego é empossada em Porto Alegre

Tomou posse, na manhã desta terça-feira (10), a Comissão Municipal de Emprego (CME) de Porto Alegre, no Paço Municipal. A gestão é exercida em sistema de rodízio entre as bancadas que a compõem: governo, empresários e trabalhadores e, em 2015, a bancada empresarial comandará a gestão tendo como presidente Sérgio Galbinski, atual vice-presidente de Relações do Trabalho do Sindilojas Porto Alegre e Luiz Francisco Costa, assessor técnico do Sinduscon-RS, como vice-presidente, conforme eleição realizada em dezembro de 2014.

Criada há 18 anos, a Comissão Municipal de Emprego de Porto Alegre é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, constituído de forma tripartite e paritária. A CME busca levantar e analisar informações relativas ao emprego, desemprego e renda para criar políticas que possam modificar o cenário socioeconômico do município. A gestão 2014 foi representada por trabalhadores e, neste ano, a Comissão presidida por empresários debaterá ações com foco na implantação do Sistema Único do Emprego (SUT) e o 4º Fórum do Trabalho de Porto Alegre.

Para o eleito, Sérgio Galbinski, que já presidiu o órgão em 2008, a questão hoje não é o volume de pessoas que têm um emprego, mas a qualidade do emprego. Assim, a gestão 2015 tem como meta a formação de um grupo de trabalho de sindicatos patronais e laborais para diminuir a rotatividade de colaboradores e, em casos de desligamento, a rápida recondução do trabalhador ao mercado de trabalho.

Na foto: da esquerda para a direita – secretário executivo do Sindiatacadistas João Felippe, assessor técnico do SindusconRS Luiz Francisco Costa, prefeito José Fortunati, vice-presidente de Relações de Trabalho do Sindilojas Porto Alegre Sérgio Galbinski e o vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre Arcione Piva.