Como a tecnologia pode transformar e gerar lucro no varejo

Este foi o tema abordado pelos empresários Fred Alecrim, fundador da Credere e João Espíndola, fundador da Todo InComm, em painel da 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), na FIERGS, em Porto Alegre

Crédito: Larry Silva

A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, no Centro de Eventos da FIERGS, na capital gaúcha, teve como um dos temas abordados na tarde de hoje (24/05), no palco Grandes Resultados: Simplificando o Futuro: como a tecnologia pode transformar e gerar lucros. O co-fundador da Credere (empresa especializada na venda e compra financiada de veículos), Fred Alecrim e o fundador da Todo InComm (startup especializada na criação e operação de cartões presente), João Espíndola, falaram sobre as estratégias que as empresas podem implantar para que as tecnologias alavanquem suas vendas.

“Tempo não é dinheiro, tempo é vida”. Esta foi a frase dita pelo Fred Alecrim, que deu início ao debate. O empresário salientou que “a grande diferença dos resultados está na simplificação da vida do cliente”. Ele acredita na necessidade em olhar a essência do negócio e, a partir disso, montar a estratégia e ver qual tecnologia melhor se enquadra na empresa. Nesta mesma linha, João Espíndola ressaltou que, além da tecnologia implantada, é fundamental que se construa excelentes experiências para os clientes. “Temos a obrigação de fazer o básico muito bem feito e isso parte do conhecimento do negócio e de potencializar o melhor de cada colaborador”, destacou.

Como projeção de objetivos e metas, Alecrim alertou que um dos principais desafios é vender cada vez mais, porém, normalmente quando o negócio está em alta, o gestor se esquece do básico, dos fundamentos. “Um dos princípios do varejo é comprar bem e vender bem”, lembrou. Outro fator importante que tem facilitado o acesso às tecnologias é a diferença cada vez menor no custo para a implantação entre as pequenas e grandes empresas. Conforme Espíndola, “nos últimos 10 anos os valores praticados estão ficando mais justos e isso deixa o mercado mais nivelado entre os pequenos, médios e grandes varejistas”.

Os empresários finalizaram o painel lembrando que o varejo é movido pelos incentivos corretos, muito treinamento, investimento nos colaboradores e que a tecnologia deve ser utilizada, também, para aproximar pessoas. Espíndola enfatizou que “das pequenas gentilezas aos grandes agradecimentos, queremos sempre estar presentes. A relação humana é realmente o que nos conecta”.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.