Como as pequenas empresas devem adequar os preços em tempos de crise

Especialista afirma que empreendedores devem reduzir custos e cuidar do estoque

Especialista afirma que empreendedores devem reduzir custos e cuidar do estoque

Em tempos de crise, é indispensável ficar de olho nas finanças. “A contabilidade da empresa precisa estar bem apurada.

O empreendedor deve saber para onde seu dinheiro está indo e qual produto tem a menor ou maior margem de lucro”, explica Alexandre Comin, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae.

Nesse sentido, também é importante que os consumidores optem por comprar dos negócios de seu bairro. Para ajudar os empreendedores, o Sebrae lançou este ano o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir.

1. Analise os preços dos produtos
A política de preço de uma pequena empresa nem sempre é levada a sério.

O empreendedor deve colocar no papel quanto custa oferecer determinados produtos ou serviços. Para Comin, a margem de lucro para alguns pode diminuir para que os clientes não deixem de comprar. Em outros casos, o aumento pode ser inevitável.

2. Corte custos
O objetivo é continuar as vendas sem perder a qualidade. Por isso, alguns gastos devem ser avaliados para não comprometer o produto ou serviço. Com disciplina é possível reduzir o consumo de água, energia, telefonia e papel. Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer a diferença nas contas no final do mês.

3. Avalie o mix de produtos
Descubra quais são os produtos ou serviços que lideram as vendas da sua empresa. “A renda do consumidor está caindo, mas ele não vai deixar de consumir. Apenas comprar menos”, diz Comin.

Por isso, é importante manter o preço de algumas mercadorias para garantir o faturamento e deixar de ofertar certas marcas se o retorno não compensar.

4. Olhe para o estoque
Deixar o estoque do negócio de lado é um dos principais erros que empreendedores cometem. Para Comin, adequar o estoque é essencial em tempos de crise. Fazer um inventário pode ajudar o empreendedor a traçar melhor as estratégias de vendas e promover ofertas para acabar com produtos encalhados.

5. Invista em fidelização
Reduzir preços não basta. O empreendedor precisa se atentar para manter o volume de vendas do negócio. Para Comin, não é preciso muito capital para implantar uma estratégia de fidelização no estabelecimento. Por exemplo, o cliente ganha uma refeição após frequentar 10 vezes o restaurante. É uma maneira para continuar vendendo e garantir o pagamento das contas.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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