Como aumentar o ticket médio da sua floricultura
Todos sabemos que crescer é um desafio e que não existe mágica: é um trabalho diário e exige muitas estratégias de vendas.
Todos sabemos que crescer é um desafio e que não existe mágica: é um trabalho diário e exige muitas estratégias de vendas. Entre as possibilidades está aumentar o ticket médio da sua Floricultura. Para isso, há algumas técnicas e ações que podem ser colocadas em prática!
Como calcular o ticket médio
O objetivo é saber quanto o seu cliente gasta, em média, em cada compra. Para fazer isso basta pegar todo o seu faturamento do mês e dividir pelo número de vendas. Para fazer essa conta você precisa estar em dia com seu fluxo de caixa.
Exemplo: se você realizou 1000 vendas e faturou R$ 20.000, o valor médio gasto por cada cliente seu é de R$ 20,00. Saber fazer essa conta, e fazê-la sempre, é fundamental para avaliar se as suas táticas de vendas estão dando resultado.
8 Dicas para aumentar o seu o ticket médio da uma Floricultura
Agora que a gente já sabe como calcular, vamos às dicas!
#1 Ofereça produtos complementares
Essa é a forma mais fácil de vender mais – aumentando a quantidade de produtos e, consequentemente, o valor médio gasto por cada cliente. Ofereça produtos complementares, de acordo com a compra que está sendo feita. Por exemplo, no Dia dos Namorados, se o seu cliente for comprar um buquê de rosas para a namorada, ofereça um porta-retrato ou almofada com a temática de namorados. Se você não der a ideia para ele, provavelmente ele não pensará na possibilidade de incrementar o presente. Isso vale para TODOS os seus produtos.
#2 Ofereça descontos a partir de determinado valor
Essa é uma excelente estratégia e costuma funcionar muito. Você descobre que seus clientes gastam R$ 20,00 (o ticket médio da sua floricultura), em média, por compra. Você pode estabelecer que nas compras a partir de R$ 30,00, o cliente ganha um cartão ou 5% de desconto, por exemplo. Você ainda pode dar brindes ou dar bônus para próxima compra. Isso vai fazer com que as pessoas comprem mais para aproveitar a promoção.
#3 Ofereça produto maior por preço parecido
Outra técnica para aumentar o valor gasto pelos clientes é oferecer um produto maior, ou melhor, por preço parecido. Por exemplo, se uma dúzia de rosas custa R$ 120,00, o cliente pode comprar 15 rosas com uma embalagem especial por R$ 139,00 . Isso pode fazer com que seu cliente invista mais para não perder a promoção. Isso vale também para quantidade. Ao comprar um vaso você paga R$ 30,00 por cada, se comprar dois vasos, paga R$ 20,00 cada um, por exemplo. Faça as contas e use a criatividade. Lembre-se que todas as ações devem ter valores mais altos do que o seu ticket médio atual.
#4 Venda produtos com valor agregado
E se a sua floricultura vendesse mais do que apenas flores, como produtos com valor agregado maior? Floriculturas podem se beneficiar vendendo outros itens, como chocolates, presentes criativos, acessórios relacionados á vinho, almofadas criativas, canecas, taças e outros produtos que o seu cliente pode comprar quando for em busca de flores. Expanda os horizontes e aposte em novidades.
#5 Pergunte quanto o cliente está disposto a gastar
Como você pode saber o quanto pode agregar se não sabe o quanto seu cliente pode gastar? A maior parte dos vendedores não pergunta o quanto o cliente quer gastar e não consegue conduzir a venda de forma adequada. Você corre o risco de oferecer algo de R$ 50,00, e ele achar suficiente, mas tinha um teto em mente que ia até R$ 100,00. Geralmente as pessoas gastam mais do que inicialmente planejaram. Tenha isso em mente, mas não seja inconveniente tentando empurrar produtos.
#6 Crie um clube de vantagens
Essa é uma ideia aplicada a vários negócios. Floriculturas podem se beneficiar criando um clube de vantagens.
Como funciona: a cada compra o cliente recebe de volta 10% para gastar em sua próxima ida a sua floricultura, ou ele pode deixar acumular para trocar por um presente em um ocasião especial.
#7 Serviços complementares
Para quem ainda não faz, vale a ideia de agregar serviços aos seus produtos. Aqui podemos incluir entregas, criação de cartão com mensagem personalizada ou até mesmo um serviço para levar flores (e outros produtos) até o trabalho ou casa do cliente para que ele escolha. Isso será muito útil para pessoas ocupadas e vão garantir uma taxa extra – aumentando o seu faturamento.
#8 Crie um espaço – Embale o seu presente
Uma ótima maneira de aumentar o ticket médio da sua floricultura é criando um espaço com diversas embalagens, caixas e cestas de presentes. Instrua sempre sua equipe de vendas a oferecer caixas para complementar a compra do cliente, deixando o presente ainda mais especial.
Fonte: Uatt?