Como conviver com a realidade do varejo informal foi o foco de debate na ACPA

Sindilojas Poa expôs sua visão do fato e colaborou com o bate-papo

Na tarde da última terça-feira, dia 22, Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre participou da reunião-almoço Menu Poa, da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Junto a ele, estiveram o vice-prefeito Ricardo Gomes, e o auditor-fiscal da Receita Federal, Carlos Eduardo Dulac. O encontro contou com a mediação de Eduardo Oltramari, superintendente do Shopping Total e vp da ACPA.

Abrindo o debate, Arcione Piva comentou que como solução, não se pode apenas pensar em como tirar esses comerciantes informais sem dar uma oportunidade a eles. “Precisamos unir forças e pensar em uma forma de capacitá-los, dando novas oportunidades”. O representante da Entidade ainda mostrou dados que apresentam o número de 32.8% de taxa de informalidade no RS.

Para o vice-prefeito da capital, o ambulante é a ponta final desse problema existente nas ruas do centro. Ricardo Gomes citou o POP Center, que já foi uma solução, mas hoje enfrenta resistência. “O combate a esse tipo de crime será intensificado após a conclusão das obras do Quadrilátero Central, visto que a região do Centro Histórico é apontada como a de maior incidência.

Para o chefe de fiscalizações e auditor-fiscal da Receita Federal, Carlos Eduardo Dulac, a dificuldade se intensifica pelo seguinte motivo. “Agora são as grandes redes internacionais organizadas que estão no meio. Inclusive, as maiores facções criminosas do Brasil, PCC e Comando Vermelho atuam muito forte nessa área” ressaltou.

Um debate muito válido, cheio de conteúdo e que, certamente, voltará a pautas as Entidades e do Poder Público.