Como “pensar dentro da caixa” pode ser importante para sua empresa

Empresas precisam aprender a sobreviver com foco em qualidade

Partindo do princípio, toda ideia de negócio, para que ganhe vida, precisa ser original. É necessário enxergar um nicho de mercado pouco explorado e sentir que a demanda do produto ou serviço a ser oferecido aumente a cada dia. Após um tempo, é fundamental inovar e, mais do que capital para investir, é necessário ter foco e planejamento.

Um erro muito comum que leva a maioria das empresas ao insucesso é a empolgação com a abertura de diversas frentes de atuação e grande oferta de produtos. É importante atender ao mercado com eficiência e responsabilidade, para que se conquiste a credibilidade perante o consumidor, assim como potenciais investidores e muitas vezes é mais inteligente a especialização em um produto ou serviço em vez de um cardápio muito extenso. Faça bem feito aquilo que escolheu fazer.

Nessas horas costumo aplicar a expressão “pensar dentro da caixa”. Não no sentido de pensar pequeno ou ter uma mente fechada, mas sim pensar na sua empresa como um todo, avaliar o que se oferece e se especializar para ser o melhor naquele setor. Não à toa a maioria das grandes companhias têm suas marcas “top of mind”. Algumas delas começaram a partir de um foco naquela determinada área, outras, embora com outros produtos também comercializados, ficaram marcadas por serem excelentes em determinada oferta. Assim vemos a Danone na oferta de iogurtes, a Bombril na área de esponjas de aço e a Xerox como referência de fotocópias, por exemplo. Neste sentido a especialização e aprimoramento do produto ou serviço são fundamentais.

O maior desafio das empresas nos últimos tempos tem sido manterem-se no mercado, com qualidade e preço competitivo. Para manter a carteira de clientes em momentos de crise é preciso ter cautela ao repassar o aumento de custos na operação, muito comum no período. Neste momento de crise, manter cliente tem sido sinônimo de ganhar. Além disso, é preciso uma atualização constante, desde a visão de negócios até o aprimoramento dos serviços já oferecidos.

Pois bem, chegada a hora de atualizar a apresentação de um produto ou serviço oferecido e direcionar esforços para tal empreitada, é preciso ter um planejamento bem definido de acordo com as prioridades de posicionamento no mercado. Neste momento é fundamental ouvir a voz do cliente, quais pontos ele enfrenta dificuldades e de que forma sua empresa pode ajudar a saná-las. Com isso, até mesmo uma nova prestação de serviço pode surgir.

A todo o momento a tecnologia aplicada nos processos deve ser pensada, afinal, ela existe para facilitar o dia a dia, encurtar processos, reduzir custos e aumentar a segurança de uma operação. Dependendo da área de atuação da empresa, a tecnologia pode vir a calhar na hora certa e, reforçando o que disse anteriormente, mais do que facilitar um processo, passar a oferecer um novo serviço.

Toda a análise da empresa, sua área de atuação, foco e tipo de serviço prestado pode ser feito com o auxílio da equipe interna. Além de contar com o know-how de um time que está presente na rotina do negócio, que executa suas ações exclusivamente para a empresa, direciona suas energias para tal e tem condições de analisar erros e acertos de perto, de cada área, permitindo assim que o colaborador se sinta parte do negócio. Uma equipe motivada vale por dez e uma análise bem feita minimiza consideravelmente o percentual de erros. Vale ressaltar que toda companhia é passível de falhas, porém, com cautela na tomada de decisão as chances de sucesso são potencializadas.

No mundo empresarial muitas das tentativas são válidas e o ditado é certo, errando é que se aprende. Entretanto, se for possível identificar o momento exato da reestruturação e atualização dos processos, a expansão dos negócios é promovida a um novo patamar e os resultados tornam-se tangíveis financeiramente.

 

Fonte: Administradores

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais