Como precificar uma empresa?
Consultor elenca quatro importantes aspectos para avaliar o negócio
Na hora de comercializar a empresa, o primeiro grande desafio é saber como precificar o negócio. Verificar os pontos estratégicos que devem ser avaliados, e, principalmente, quais devem ser os critérios para saber exatamente o valor de cada item é um fator muitas vezes negligenciado por empreendedores, e que pode trazer muitos prejuízos.
“Precificar uma empresa com valor acima do adequado pode retardar sua venda, o que traz prejuízo para o proprietário. Por outro lado, cobrar mais barato do que realmente vale a organização, pode trazer prejuízo para quem está comercializando”, explica Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, empresa mundial de intermediação de negócios.
Para empresas criadas recentemente, saber o valor exato da companhia é uma tarefa ainda mais árdua. Gigliotti esclarece que “caso o negócio esteja com volume de vendas baixo, se torna mais difícil sua comercialização, já que as seguranças para o novo empreendedor são pequenas, o que acaba refletindo no valor da organização”.
O especialista elenca quatro itens importantes que merecem atenção minuciosa para quem deseja precificar a empresa:
– Transparência: Não adianta tentar enganar. A profissionalização de uma comercialização faz com que todos os aspectos sejam verificados e auditados;
– Atributos iguais, valores diferentes: Cada empresa possui clientela e reputação diferentes. Por isso, o valor de cada um desses itens também pode divergir de um negócio para outro;
– Escolha do método: Há diferentes fórmulas para avaliar um negócio. Com mais de 80 métodos encontrados em livros e na internet, é possível definir o valor justo de qualquer empresa;
– Faturamento e lucro: Aspectos-chave como esses, muitas vezes, são elencados como os únicos a serem considerados para chegar ao valor de mercado da empresa. Esse equívoco, porém, pode atrapalhar – e muito – a precificação correta de um negócio.