Como reter e engajar a Geração Z foi tema de evento do Sindilojas POA
Café com lojistas recebeu Jaqueline Mânica para bate-papo com lojistas e jovens consumidores
O Café com Lojistas desta terça-feira, dia 23, abordou o tema “Retenção da Geração Z”. A palestra ficou por conta de Jaqueline Mânica, professora, psicóloga e consultora em desenvolvimento de pessoas e carreiras. Com foco em desafios na carreira, a palestrante citou todas as gerações que receberam nomes, até chegar na geração Z, a mais comentada nos dias de hoje.
Todas elas, baby boomers, geração x, geração y, geração z e a geração alpha tiveram seus rótulos incorporados ao nome, o que para Jaqueline, isso não é o ideal. “Rotular gerações e pessoas acabam por engessá-las. Retiram delas a liberdade para expor e se expor”, comentou. O comércio é um dos segmentos que mais sentem a mudança no comportamento dos jovens da geração citada acima. Novos comportamentos de compra, novos ideais e maneiras de ver o mundo. “Vejo uma boa parcela dos jovens nascidos entre 1997 e 2010 com dificuldade de lidar com lideranças, e isso pode ser culpa dos líderes. Gerações anteriores podem ter se esquecido de como exercer essa tarefa”, citou Jaqueline Mânica.
Um ponto debatido foi ainda o advento da pandemia. Esses jovens foram fortemente impactados com o isolamento na época. Isso mexe com a cabeça de todo mundo.
Encontrar a si mesmo, em uma fase da vida cheia de dilemas, é uma realidade. “A Geração Z quer viver em um mundo de maior transparência, novos conceitos. O desafio, segundo a palestrante “é mudar o mundo em que se vive, mas permitindo a mudança no estilo de vida, o que nem todos desejam” finalizou.