Como transformar desconhecidos em clientes que amam a sua marca

“Para transformar completos desconhecidos em consumidores fiéis e parceiros é necessário entregar valor às pessoas em vez de retirar, tentando vender qualquer produto a qualquer custo”, disse Ryan Diess, CEO da Digital Marketer – empresas especializada em tendência em consumo online – durante a sua apresentação no evento Empreenda sem Fronteiras, que aconteceu entre os dias 07 e 09 de julho.

Deiss construiu um império de bilhões de dólares que começou com um simples e-book feito em um dormitório de faculdade. Agora está determinado a trazer seu know how para auxiliar empreendedores brasileiros a crescerem no ambiente digital. Assim, destacou oito passos para vender online:

1 – Reconhecimento

Ser conhecido é o primeiro passo. Para ter visibilidade, o empreendedor precisa investir em anúncios. Assim, ele se apresentará ao público. Em uma analogia, Diess comparou o Google com as páginas amarelas, o Facebook com o rádio e o Youtube com a TV.

2 – Engajamento

Nesse ponto, depois de ser conhecido pelo consumidor, é hora de envolvê-lo com conteúdo interessante, que gere valor. Esse conteúdo pode ser desde dicas simples até cases de sucesso, como exemplos. “O conteúdo deve ser sobre o seu cliente, não sobre o seu produto”, afirma Deiss.

3 – Isca

Quando o “cliente” percebe que aquele texto ou vídeo faz alguma diferença na sua vida cotidiana, seja com um truque para tirar manchas ou um sorriso, é hora de convencê-lo a se inscrever para receber outros conteúdos de interesse.

“Faça uma boa oferta para que a inscrição seja realizada”, conta. “Ofereça um e-book, um brinde, alguns dias de conteúdo exclusivo etc.”

4 – Conversão

Com a inscrição, você já tem o contato de seu potencial consumidor. “Esse é o primeiro encontro”, diz. “Ofereça um produto, mas não se esqueça de gerar uma boa impressão, uma boa experiência de compra.”

5 – Satisfação

A boa experiência de compra precisa ser prolongada, gerando alegria ao novo cliente. “É como um casamento de sucesso: o cortejo ao parceiro não pode acabar”, compara Deiss. Manter esse relacionamento e cultivar o interesse do cliente levará ao próximo passo.

6 – Ascensão

Com a boa experiência consolidada, é hora de começar um relacionamento sério. Dando sequência à analogia dos relacionamentos amorosos, Deiss com comprara essa fase com o pedido de casamento. “A relação sobe de nível. Ela entra em um novo conceito”.

7 – Defesa

É a hora que os clientes vão comentar com outras pessoas sobre a marca, e dizer o quão satisfeitos estão e como a marca impactou na vida desta pessoa. “ É feita uma defesa do consumidor a favor da marca”.

8 – Afiliados

Para Deiss, a transformação dos clientes em parceiros de marketing é o ápice dessa relação. “Essas pessoas vão indicar, defender e continuar comprando os seus produtos”, explica Deiss. “Eles não são mais simples consumidores, são propagadores de sua marca.”

Fonte: O Negócio do Varejo