Comprar material escolar em janeiro pode evitar tumultos nas lojas

Os preços devem permanecer os mesmos em fevereiro, mas papelarias garantem itens em promoção.

Planejamento na hora das compras de material escolar. De acordo com o Sindilojas Porto Alegre este é o conselho para os consumidores realizarem a melhor compra. O mês de janeiro é um bom período para adquirir os itens, pois a cidade está mais vazia e se torna mais cômodo circular pelas lojas para escolher os produtos com tranquilidade. Mas quem espera que os preços baixem em fevereiro, mês próximo ao início das aulas, pode se surpreender. Os preços devem permanecer os mesmos.

“Além de fazer as compras com mais calma e tempo nesse período, o consumidor pode aproveitar as feiras de material escolar que as lojas especializadas já estão fazendo. Isso facilita na escolha dos produtos e na busca por preços mais baixos”, avaliou o presidente do Sindicato, Ronaldo Sielichow.

As papelarias de Porto Alegre já sentiram as vendas aumentarem. Os lojistas preveem, entre os meses de janeiro e fevereiro, um incremento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os itens mais procurados estão os produtos licenciados que, mesmo mais caros, são preferência no gosto da garotada.

Alta Tributação

Um dos fatores que encarece os produtos é a carga tributária embutida no preço. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT – a carga tributária dos materiais escolares como canetas, lápis e tubos de cola, pode chegar a quase 50% do valor total do produto. Para Sielichow, os impostos altos podem travar o acesso à educação. “É inaceitável um país que deseja melhorar os níveis na educação realizar cobrança de impostos tão altos para esse produto. O investimento à educação sem facilitar o acesso a esses itens à população é intolerável. O Sindicato é a favor da redução tributária do material escolar”, destacou.