Compras coletivas reduzem gastos com livros e material escolar, diz pesquisa

A compra compartilhada está surgindo como opção para aqueles que têm orçamento apertado e precisam de um alívio nos gastos. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Data Popular com base em dados do IBGE. De acordo com o levantamento, 23% das famílias da classe D participaram de compras coletivas nos últimos 30 dias. Na classe C, o percentuial foi de 16% da classe C e 10% das A e B, também recorreram ao artifício, a fim de diminuir as despesas. Para Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto, este tipo de compra representa um importante ganho para o consumidor: “Toda vez que a população consegue se reunir para comprar material em conjunto, em média economiza 10%. É melhor do que qualquer aplicação financeira”, avalia. Ainda de acordo com o Data Popular, o consumo de livros e material escolar foi significativo em 2010, e apresentou grande crescimento nos últimos anos. A classe C lidera o consumo nacional, com um gasto de R$ 5,29 bilhões em 2010. As classes A e B gastaram R$ 5,18 bilhões e as D e E R$ 2,27 bi. Em relação à evolução do comércio desse tipo de produto, a classe C gastou em 2010 quase 7 vezes mais do que em 2002. As classes D e E consumiram quase 5 vezes mais e as A e B pouco mais de duas vezes.