Comunidade gaúcha vai para as ruas em prol do envelhecimento saudável

De forma inédita no Estado, mais de 3 mil pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças, participarão no dia 28 de setembro da Caminhada Sesc pelo Envelhecimento Saudável. O evento, alusivo ao Dia…

De forma inédita no Estado, mais de 3 mil pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças, participarão no dia 28 de setembro da Caminhada Sesc pelo Envelhecimento Saudável. O evento, alusivo ao Dia Nacional do Idoso – comemorado em 1° de outubro –, acontecerá paralelamente em 36 municípios gaúchos, a partir das 9h. A atividade é promovida em busca de valorização e de qualidade de vida na terceira idade, por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Atualmente, os idosos constituem mais de 12% da população gaúcha e são a parcela da sociedade que mais cresce no Estado. “Convidamos a comunidade como um todo para essa Caminhada, que objetiva alertar acerca de importância de um envelhecimento saudável e, conseqüentemente, com qualidade de vida”, destaca Andréa Castiglia, coordenadora do Programa Sesc Maturidade Ativa.

Em pesquisa que vem sendo realizada pelo Sesc e pela Feevale com a meta de avaliar o bem-estar de participantes dos Clubes Sesc Maturidade Ativa no Rio Grande do Sul, já foi possível perceber que as pessoas que participam desses núcleos de convivência apresentam um perfil muito adequado e saudável, demonstrando terem um propósito de vida, crescimento pessoal, autonomia, domínio do ambiente, aceitação pessoal e relação positiva com os outros. O estudo destaca ainda que, apesar da reduzida participação de homens nesses grupos, é possível perceber que eles são mais acomodados e, portanto, mais satisfeitos com as suas vidas, diferentemente das mulheres, que são mais críticas. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 37 Clubes Sesc Maturidade Ativa, reunindo cerca de 3,2 mil pessoas com mais de 50 anos.

Em Porto Alegre, a Caminhada sairá do Parcão e seguirá até o Parque da Redenção, onde acontece o projeto “Semana do Idoso na Redenção”. No local, serão disponibilizados gratuitamente diversos serviços de saúde, como teste de glicose, medição de pressão, avaliação nutricional e orientação de saúde bucal, assim como oficinas de artesanato com material reciclado. A ação, também aberta à comunidade, será realizada das 10h às 13h. Para a Caminhada, o Sesc distribuirá gratuitamente 2 mil camisetas na capital. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Já nas demais cidades gaúchas, a população participante também receberá camisetas alusivas ao Dia do Idoso.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais