Concessão de crédito ao consumidor deve melhorar em 2013, diz Serasa

As concessões de crédito ao consumidor permanecerão com baixo dinamismo, tendendo a exibir melhor desempenho somente a partir do primeiro trimestre de 2013, aponta nesta segunda-feira (3) o indicador Serasa…

As concessões de crédito ao consumidor permanecerão com baixo dinamismo, tendendo a exibir melhor desempenho somente a partir do primeiro trimestre de 2013, aponta nesta segunda-feira (3) o indicador Serasa Experian de perspectiva de crédito ao consumidor.

O índice subiu 0,5% em outubro, atingindo o patamar de 98,5 pontos. Foi a terceira alta mensal seguida, após uma sequência de quase um ano de recuos mensais consecutivos, ocorridos a partir de outubro de 2011, diz a empresa de análise de crédito.

O indicador, por sua metodologia de construção, possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência.

“O elevado patamar da inadimplência tem impedido um crescimento mais vigoroso das concessões de crédito aos consumidores, os quais, dado o atual quadro favorável do mercado de trabalho, estão aproveitando as taxas de juros mais baixas para quitarem ou renegociarem suas pendências em atraso”, diz a Serasa, em nota.

Empresas

Para as empresas, o indicador recuou 0,2% em outubro, atingindo o patamar de 100,1. “Apesar desse recuo mensal, o indicador permanece ainda acima do nível 100, apontando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a lenta trajetória de recuperação do crescimento econômico”, diz a Serasa.

Veja também

    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa se reúne e debate temas relacionados ao desenvolvimen...

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Feriado de 20 de setembro poderá contar com o funcionamento do comércio em Poa

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre participa de homenagem à Acomac-Poa

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas Poa faz levantamento sobre a expectativa de vendas de artigos gaúchos ...

    Veja mais