Concessão de crédito cai em abril

O volume de operações de concessão de crédito ao consumidor no país sofreu queda de 1,3% em abril – a quinta consecutiva. Para os analistas da Serasa Experian, esta queda é uma indicação de que o ritmo…

O volume de operações de concessão de crédito ao consumidor no país sofreu queda de 1,3% em abril – a quinta consecutiva. Para os analistas da Serasa Experian, esta queda é uma indicação de que o ritmo de concessão de crédito deverá passar por um processo de desaceleração, especialmente ao longo do segundo semestre deste ano. “O atual ciclo de aperto monetário encarecendo o crédito na ponta do consumo, os cortes orçamentários, visando reforçar a geração de superávit primário do setor público e a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis são fatores que proporcionarão um crescimento mais moderado do crédito aos consumidores a partir dos próximos meses”, preveem os economistas. “Uma suave desaceleração das concessões de crédito é esperada, e parece não ser suficiente para evitar novas elevações da taxa básica de juros por parte da autoridade monetária. O objetivo é produzir um desaquecimento mais contundente da atividade econômica, necessário para a convergência da inflação à sua trajetória de metas”, explicam.

Já a perspectiva do crédito às empresas, após seis meses oscilando ao redor da estabilidade, avançou 0,2% em abril ante março de 2010. “Essas operações deverão continuar abaixo do seu equilíbrio de longo prazo”, dizem os analistas.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais