Concessão de crédito cai em abril

O volume de operações de concessão de crédito ao consumidor no país sofreu queda de 1,3% em abril – a quinta consecutiva. Para os analistas da Serasa Experian, esta queda é uma indicação de que o ritmo…

O volume de operações de concessão de crédito ao consumidor no país sofreu queda de 1,3% em abril – a quinta consecutiva. Para os analistas da Serasa Experian, esta queda é uma indicação de que o ritmo de concessão de crédito deverá passar por um processo de desaceleração, especialmente ao longo do segundo semestre deste ano. “O atual ciclo de aperto monetário encarecendo o crédito na ponta do consumo, os cortes orçamentários, visando reforçar a geração de superávit primário do setor público e a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis são fatores que proporcionarão um crescimento mais moderado do crédito aos consumidores a partir dos próximos meses”, preveem os economistas. “Uma suave desaceleração das concessões de crédito é esperada, e parece não ser suficiente para evitar novas elevações da taxa básica de juros por parte da autoridade monetária. O objetivo é produzir um desaquecimento mais contundente da atividade econômica, necessário para a convergência da inflação à sua trajetória de metas”, explicam.

Já a perspectiva do crédito às empresas, após seis meses oscilando ao redor da estabilidade, avançou 0,2% em abril ante março de 2010. “Essas operações deverão continuar abaixo do seu equilíbrio de longo prazo”, dizem os analistas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais