Conexão de Propósitos: clientes e marcas

Consumidores buscam atribuir sentido aos relacionamentos com marcas e negócios

“Pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz.” A fala é de Simon Sinek, autor norte-americano que inspira empreendedores a focarem nos motivos pelos quais uma empresa existe. Quando o assunto é varejo com propósito, tema que vem ganhando cada vez mais importância, vale olhar para o que diz Sinek, pois ele defende que todo negócio precisa entender seu propósito para gerar uma comunicação mais profunda e construir vínculo de longo prazo com seu mercado.

A cofundadora da empresa Sonata Brasil, Soraia Schutel, que é Ph.D. em Administração, cita o autor quando destaca a importância de qualquer tipo de empreendimento ter um propósito. “Toda empresa, isso vale para pequenos negócios também, que fica focada só no produto ou no serviço dificilmente será lembrada por seus clientes, e provavelmente não conseguirá gerar uma conexão mais profunda”, afirma.

Para Soraia, a compreensão do que é varejo com propósito passa por entender primeiro que “propósito está ligado com atribuir sentido àquilo que a gente faz”. Ou seja, o que conecta o ser humano é a atribuição de sentido, por isso é fundamental o empresário refletir sobre o porquê da existência da sua empresa e comunicar isso. “A comunicação da loja não pode ficar só no que eu vendo ou como eu vendo, mas por que eu vendo, por que eu existo”, ensina Soraia.

Para ter acesso completo a esta matéria, clique aqui.