Conexão Varejo: confira entrevista com Sheila Makeda, palestrante confirmada para a 7ª FBV

De origem pobre e vinda da periferia de São Paulo, Sheila Makeda viu no empreendedorismo oportunidade de transformar a sua realidade e a de milhares de mulheres promovendo aceitação do cabelo cacheado natural.

De origem pobre e vinda da periferia de São Paulo, Sheila Makeda viu no empreendedorismo uma oportunidade de transformar a sua realidade e a de milhares de mulheres com a promoção da aceitação do cabelo cacheado natural. Criadora da Makeda Cosméticos, ela é uma das palestrantes confirmadas para a 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, na Fiergs. Confira abaixo entrevista exclusiva para a revista Conexão Varejo:

Como a Makeda Cosméticos busca contribuir para o empoderamento feminino?

Além de ter produtos que trazem saúde capilar, incentivamos o cabelo original e que a mulher se reconheça linda independentemente dos padrões da sociedade. Também entendo que eu acabo sendo uma referência de empreendedora negra, o que incentiva outras mulheres que vem da mesma realidade que a minha a empreender. Assim, a Makeda empodera de várias formas.

Para você, qual o papel das empresas nesse sentido?

O empoderamento feminino está em pauta durante toda essa última década, e as empresas têm que estar atentas sobre qual seu papel nesse cenário. Além de empoderar, tudo deve começar com ações para não diminuir as mulheres.

Como a marca conseguiu superar a crise econômica que freou o consumo nos últimos anos?

O mercado da beleza é um dos maiores do Brasil e o que menos sofreu com a crise. Além disso, apostamos na criatividade para não ter nosso desempenho impactado.

Como você avalia a receptividade do mercado a negócios criados e comandados por mulheres atualmente?

Vejo uma ótima aceitação e que aos poucos as mulheres vêm ocupando o seu espaço. Por sermos mães, cuidarmos da casa e da família, tudo ao mesmo tempo, temos mais facilidade de lidar com conflitos. E isso nos traz vantagem no mundo dos negócios e estimula mais mulheres a empreenderem. Prova disso é que hoje vemos mais mulheres (15,4%) do que homens (12,6%) empreendendo, de acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016.

Quais os planos da Makeda para 2019?

Incluiremos uma nova forma de varejo que está sendo estruturada para iniciar a partir de março de 2019. Continuaremos com as vendas loja no Shopping Light e para salões de beleza. No segundo semestre do ano, teremos o primeiro quiosque Makeda, montado com materiais reciclados em um Shopping em São Paulo e iniciaremos a exportação.

Quais as expectativas a respeito da palestra que vai comandar na Feira Brasileira do Varejo?

Ser palestrante em um evento que reúne os principais nomes de referência nacional e internacional para o varejo é uma honra. A expectativa é grande de poder guiar o público em uma viagem dentro da minha história como empreendedora, os desafios de ser mulher, negra e ter vindo da periferia para hoje ter uma linha de cosméticos e uma loja num shopping no centro de São Paulo. Quero mostrar como não deixei que os desafios criassem bloqueios, contar das viradas de jogo de minha trajetória e como uso o poder da autorrealização e da manifestação para empreender.

“A afirmação da mulher pode vir através do empreendedorismo e do intraempreendedorismo em qualquer profissão.”
_Sheila Makeda

Leia essa e outras matérias na edição de fevereiro da revista Conexão Varejo. Clique aqui.