Conexão Varejo: conheça a história de quem empreendeu no segmento plus size
Quando decidiu empreender, Viviane Lemos descobriu um nicho desassistido: o de pessoas gordas. Leia a entrevista completa.
Depois de se tornar mãe, Viviane Lemos resolveu empreender e descobriu um nicho desassistido: o de pessoas gordas. A partir disso, abriu uma loja e criou uma feira no segmento. Confira abaixo o depoimento dela para a revista do Sindilojas Porto Alegre:
“Por quase toda a minha vida profissional atuei como secretária jurídica. Até que me tornei mãe e, quando meu filho foi para a escola, entendi que teria que buscar uma renda extra. Minha trajetória empreendedora começou com a revenda de lingerie, do manequim 38 ao 54. Mas, para minha surpresa, quase todas as mulheres que retornaram minhas mensagens estavam interessadas nos maiores tamanhos. Foi aí que percebi o potencial do mercado plus size e o desafio que pessoas gordas tinham para se vestir. Mesmo eu sendo uma mulher gorda e já tendo enfrentado diversas barreiras como cliente, nunca havia pensado nisso como oportunidade de negócio. Estudando, descobri que o mercado plus size cresce em média 6% e movimenta R$ 5 bilhões ao ano no Brasil, e resolvi me voltar ao segmento. Em paralelo ao meu trabalho como secretária, abri a loja virtual ‘Plus Size, o seu tamanho’ e realizei primeira edição da BPSPOA – Feira de Moda Plus Size, em 2016. O evento foi criado para facilitar a vida da pessoa gorda, e foi um sucesso. Por um ano, dividi meu tempo entre o trabalho formal e os dois projetos, até que resolvi me dedicar inteiramente aos negócios que havia criado. De lá para cá, o movimento cresceu e hoje somos referência. Além de vestuário, reunimos bijuterias, bolsas, objetos de decoração, serviços de fotografia, aulas de dança, calçados, tudo adequado para homens e mulheres gordas. Devido à dificuldade que sempre tem, o nosso público consome de fato. E é isso que o varejo e todo o mercado precisam entender: que a pessoa gorda só quer ser incluída e respeitada. Foi isso o que me moveu a empreender na causa e a defendê-la em todos os ambientes que eu ocupar."
_Viviane Lemos, fundadora da BPSPOA – Feira de Moda Plus Size
Leia outros conteúdos da revista Conexão Varejo na publicação digital. Clique aqui e confira.