Conexão Varejo: conheça CRMs gratuitos para utilizar na sua empresa
Centralizar informações e a partir disso poder personalizar o contato com cada cliente é um dos grandes benefícios dos CRMs.
Contar com um sistema de CRM e uma metodologia sólida ajuda a personalizar a comunicação, torná-la mais efetiva e gerar mais vendas. Conheça ferramentas gratuitas para começar a executar!
Imagine uma forma de centralizar todas as informações para personalizar o contato com cada cliente, acompanhar seu histórico completo de interações, antecipar suas necessidades e vender mais. Pensou? Pois é isso o que possibilita um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), que coloca o foco de toda a operação em amplificar a satisfação do consumidor. CRM significa tanto um conjunto de práticas que ajudam a construir um relacionamento próximo quanto uma ferramenta que facilita o trabalho comercial. Por isso, não adianta ter o sistema de CRM se não há uma cultura que priorize o consumidor.
Boas práticas
Se bem implementado, o CRM permite prever o ciclo de comportamento dos clientes, aumenta a relevância das comunicações, centraliza e solidifica o banco de dados, facilitando a transformação de dados crus em informações úteis para a estratégia de marketing e vendas. Algumas das boas práticas – fundamentais para o sucesso do CRM – são a análise constante dos registros, o foco na fidelização, o hábito do cadastro e a dedicação em personalizar o atendimento com base na jornada individual de cada cliente. Com a metodologia bem concretizada entre a equipe é a vez de selecionar a ferramenta adequada ao negócio. Nesse momento, é importante escolher uma que seja compatível com o seu ERP. Existem diversas opções no mercado, inclusive gratuitas.
CRMs gratuitos: Clique aqui para ver algumas das opções disponíveis gratuitamente.
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