Conexão Varejo: conheça melhor o seu cliente por meio de pesquisas online

Para oferecer excelência é fundamental saber o que o seu consumidor valoriza. E as ferramentas de pesquisa online são fortes aliadas nessa tarefa.

Conhecer o cliente é fundamental para se destacar no varejo atualmente. E só é possível oferecer um atendimento excelente quando se sabe o que é realmente importante para ele. Por isso, é preciso escutar o que o consumidor tem para dizer. Prova disso são os resultados apontados no estudo “O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil”, realizado pela NeoAssist e Social Miner, em 2017. Segundo o levantamento, 68% dos consumidores pagariam mais por um serviço/produto se tivessem um atendimento melhor.

Mas como identificar o que o público espera do seu estabelecimento? Perguntando! E nessa tarefa as pesquisas online podem ajudar bastante. Disponíveis em várias plataformas e formatos, inclusive gratuitos e intuitivos, elas permitem coletar dados para entender a satisfação e propor melhorias nos processos da loja.

Vantagens

Seja via SMS, e-mail, WhatsApp ou por formulários online, as vantagens para as lojas são várias: poder identificar os pontos fortes e fracos de todas as etapas da venda, além de delinear perfis específicos de consumidor para chegar a resultados mais complexos que venham a guiar as estratégias da empresa. Um bom ponto de partida é o cadastro de clientes, com seus e-mails e números de WhatsApp, que podem ser os primeiros a receber os convites para responder. Outra possibilidade é compartilhar o link para o formulário nas redes sociais e nos demais canais de comunicação do estabelecimento.

Veja algumas plataformas gratuitas e crie o seu questionário:

TypeForm

Com opções gratuitas e pagas, possui diversas opções para o criador escolher como deseja acessar ou receber o banco de dados das respostas.

MindMiners

Seu diferencial está na base de respondentes segmentados, no qual se pode direcionar as perguntas para perfis específicos. Ainda possui uma série de modelos de questionários prontos.

Google Forms

Fácil e intuitiva, a ferramenta é gratuita e permite incluir o seu logotipo no formulário. Oferece perguntas de múltipla escolha, listas suspensas e escalas, assim como adicionar vídeos e imagens.

Gostou desse conteúdo? Ele também está disponível na revista do Sindilojas Porto Alegre do mês de junho. Acesse a publicação online e confira outra matérias aqui.