Conexão Varejo de outubro traz como matéria especial a simplicidade por trás da inovação
A revista Conexão Varejo que você já conhece chegou a sua centésima edição neste mês de outubro, tornando-se ainda mais especial e motivo de orgulho para o Sindilojas Porto Alegre e para o varejo gaúcho
A revista Conexão Varejo que você já conhece chegou a sua centésima edição neste mês de outubro, tornando-se ainda mais especial e motivo de orgulho para o Sindilojas Porto Alegre e para o varejo gaúcho. Ao todo, são mais de 576 mil exemplares já distribuídos ao longo dos quase 8 anos de circulação.
Levando conteúdos relevantes e úteis aos mais de 6 mil empresários e formadores de opinião que recebem a publicação mensal, a revista consolidou-se como ferramenta de informação e credibilidade, pautando também os mais variados meios de comunicação. Além disso, esse é mais um espaço colaborativo que o Sindicato dispõe, já que conta com a participação e a sugestão de pautas dos lojistas sobre assuntos interessantes para serem compartilhados com todo o setor varejista.
Na edição deste mês, com a proximidade do Natal, a revista Conexão Varejo aborda, na editoria Especial, o tema “Inovação no Varejo”, sabendo da importância de inovar, com lojas enfeitadas, repletas do espírito natalino, para surpreender e conquistar a preferência do cliente. Isso não significa investir em altas tecnologias, mas saber com o que investir, envolvendo criatividade acessível a lojas de todos os tipos e tamanhos. Outro ponto levantado na matéria é a questão do bom atendimento. E mesmo que este assunto seja recorrente em cursos e treinamentos, ele ainda é um dos pontos mais fracos do varejo, se tornando imprescindível debatê-lo. Caio Camargo, autor e editor do blog Falando de Varejo, reforça a ideia de que um bom atendimento faz e fará durante muito tempo toda a diferença, e é no chão de loja que se desenha o sucesso ou insucesso das operações.
Na editoria Você Precisa Saber, o assunto trabalhado é referente as contratações de temporários. Com a entrada no terceiro semestre do ano, período no qual ocorre o melhor momento de vendas em função do Natal, as lojas veem o movimento aumentar e acabam recorrendo à contratação deste tipo de funcionário. Além das questões práticas – como contratar com antecedência, fornecer treinamento sobre produtos e atendimento e ambientar o contratado ao estilo da loja –, é essencial estar atento às determinações legais sobre esse tipo de contrato. Na página 5 da revista, é possível conferir os esclarecimentos trazidos pelo advogado Luiz Fernando Moreira.
No Gestão da Inovação, o campo de estudo referente ao Neuromarketing ganha espaço, já que estuda o cérebro das pessoas e, nesse quesito, possibilita conhecer mais sobre o comportamento de consumo do seu cliente, podendo auxiliar o varejo a chegar de maneira mais efetiva ao consumidor. De acordo com Vitor Cunha, economista, professor e especialista no assunto, o neuromarketing é um campo relativamente novo dentro do marketing tendo seus estudos iniciados na década de 90. “Por meio de tecnologia de ponta, que possibilitou a realização de exames capazes de rastrear o cérebro humano, o neuromarketing permite mensurar como os estímulos provocados pelo marketing tradicional – e isso inclui anúncios, branding, jingles, sabores, cheiros, cores e muito mais – afetam a maneira como as pessoas compram”, destaca o professor.
Os exemplares da Conexão Varejo, publicação do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da revista estão disponíveis para download. Confira a edição deste mês e as demais edições aqui.