Conexão Varejo: métricas são essenciais para eficácia nas redes sociais

Com os consumidores passando cada vez mais tempo conectados, é essencial ter uma estratégia sólida e aprender a mensurar corretamente os resultados

O digital tomou conta do mundo. E, nesse ambiente, as redes sociais desempenham um papel fundamental para empresas que querem ser vistas pelo consumidor. Segundo o relatório Social Media Trends 2019, da Rock Content, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Ou seja, quem quer mesmo ser lembrado precisa compreender como essas plataformas funcionam e como medir os seus resultados.

São muitas as métricas nas redes, mas curtidas, alcance, minutos de visualização de vídeos e pessoas envolvidas são as mais conhecidas, como explica Rafael Sobral, especialista em performance da Agência JKR, de Porto Alegre. “As métricas são úteis para avaliar os resultados das campanhas, elaborar e otimizar as estratégias de marketing”, esclarece Rafael.

Gestão permanente
Como o funcionamento das plataformas é muito dinâmico, a melhor decisão é sempre testar formatos, cores, layouts e só depois seguir com a opção que teve melhor resultado. Além disso, é preciso manter um acompanhamento constante, pois isso ajuda na velocidade da tomada de decisão e a modificar campanhas que não estão funcionando bem.

Saber os objetivos de cada ação, aliás, deve ser o primeiro passo – assim como a definição das personas, que servem para identificar o público para o qual a marca se dirige. De acordo com Rodrigo Hoffmann, sócio e diretor da Agência JKR, cada objetivo exige uma estratégia e repercute em métricas específicas. “Em ações de fortalecimento de marca, por exemplo, curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance e visualizações são o que importa.

Já nas ações de venda é bom olhar para tráfego, número de cliques e conversão. Por isso, é importante medir o indicador certo em cada objetivo, porque nem sempre o número de curtidas importa”, finaliza.

Glossário de métricas

Alcance: quantidade de pessoas impactadas pela postagem.

Impressões: número de vezes que a publicação foi vista.

Tráfego: volume de acessos ao site mencionado.

Conversão: taxa de pessoas que fazem a ação solicitada.

Lead: pessoas que mostraram interesse no seu produto ou serviço.

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