Conexão Varejo: provador que convence

Apesar de ser o principal ponto de conversão da loja, os provadores não costumam receber o cuidado que deveriam. 

Apesar de ser o principal ponto de conversão da loja, os provadores não costumam receber o cuidado que deveriam. Uma realidade que preocupa, já que 74% dos consumidores afirmaram usar o provador sempre antes de uma compra, conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, realizada pela Qualibest.

O que importa
Os itens mais importantes no espaço para experimentação dos produtos apontados pelos entrevistados foram: espaço amplo (30%), boa iluminação (20%), ventilação (18%), vários espelhos (15%), cabideiro (11%) e poltrona (7%). De acordo com o consultor de varejo Bob Phibbs, compradores que usam o provador tem sete vezes mais chance de comprar do que os que não usam.

Estratégia
É grande a quantidade de pessoas que vai fazer compras acompanhada (especialmente no vestuário feminino), por isso é essencial pensar onde elas vão ficar durante o uso do provador. O ideal é que seja bem próximo (ou dentro da área reservada) dos provadores. Do contrário, garanta um sofá o mais perto possível.

Holofotes
Mais do que permitir que a pessoa se veja, a iluminação pode elevar ou acabar com o potencial do produto. A luz adequada é a que vem da frente do cliente, mas sem cegá-lo. Pode ser de trás do espelho, por exemplo, mas nunca de cima ou das costas. Uma iluminação mal pensada cria sombras indesejadas e mostra muito mais defeitos, desviando a atenção do que mais importa ali: a peça.

Cores fiéis
Ainda sobre iluminação, é importante escolher lâmpadas que não deformem as cores. Para isso, preste atenção no IRC – o Índice de Reprodução de Cor –, que vai de 0 a 100. Esse índice mede a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos. O ideal é instalar lâmpadas com IRC entre 80 a 100, independentemente da temperatura de cor.

E mais:

Climatização
O provador deve estar um pouco mais frio do que a loja, mas não demais, e a temperatura depende da época do ano.

Tamanho
O indicado é, no mínimo, um metro quadrado. Já lojas de vestidos ou infantis exigem mais, pois pode ser preciso ajuda para vestir.

Segurança
Escolha cortinas que realmente bloqueiem a visão de fora e que cubram todo o espaço.
_______________

Gostou desse conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais