Conexão Varejo: Saia do comum neste Natal

Planejamento e ações para chamar a atenção do consumidor são a base para ter um bom resultado no próximo Natal. Veja exemplos para se inspirar.

Em tempos de concorrência acirrada, é fundamental contar com a emoção como aliada no processo de venda. E, durante todo o ano, não há mês que favoreça mais esse sentimento do que dezembro, com a celebração do Natal. Além do simbolismo da data, o pagamento do 13º salário injeta uma capacidade extra de consumo na sociedade, o que motiva o varejo a dedicar esforços máximos para chamar a atenção do consumidor. Apesar disso, o Natal de 2019 deverá ser muito semelhante ao do ano passado, conforme o especialista em varejo Eduardo Tevah. E o motivo é que ainda temos uma economia retraída, incerta e um nível de emprego muito abaixo
do necessário. “Nesse cenário, a combinação de preço e prazo ainda deve ser uma boa estratégia para a maioria das lojas. Por outro lado, o consumo ao longo do ano foi baixo e há uma grande demanda reprimida. Ou seja, quem for competente pode colher um resultado interessante”, destaca Tevah.

Maratona

Nenhum outro período do ano traz uma venda tão significativa para o comércio, mas para chegar com fôlego ao final dessa maratona de vendas – que começou com a Black Friday – é preciso ter preparação de atleta. Direcionar atenção máxima a cada área do negócio é fundamental.

No Marketing, a dica de Tevah é apostar no uso intenso das redes sociais; em Compras, a tarefa é gerar ofertas atrativas aos clientes; em Vendas, o foco deve ser o treinamento intenso das equipes; e na ambientação, a recomendação é que se construa um verdadeiro clima de Natal, adequado à realidade de cada loja. Para garantir a equipe em forma, a capacitação deve ser intensa e constante por todo o mês de dezembro e trabalhar tanto a parte técnica como a comportamental. Além disso, se os ganhos forem compartilhados – com metas e premiação para todos os envolvidos, dos caixas aos gerentes –, fica bem mais fácil engajar, recomenda Tevah.

Natal de todos

Estar conectado com o presente é fundamental para “falar a língua do consumidor”. E foi alinhado a um hábito cada vez mais difundido entre a sociedade que o Shopping Golden Square, de São Bernardo do Campo (SP), inovou. Junto da tradicional árvore de Natal e do trono do Papai Noel, o estabelecimento incluiu um trono pet, especialmente para que os pets pudessem tirar fotos com o bom velhinho. A ação foi feita pela primeira vez no final de 2017 e, devido ao sucesso entre o público, voltou em 2018 e também no Natal deste ano. O sucesso da iniciativa obviamente está alinhado à postura do shopping, que é pet friendly e permite o passeio dos animais de estimação tanto nas áreas de passeio como no interior das lojas que autorizarem. Para aproveitarem a iniciativa e garantirem boas fotos com seus entes queridos peludos, os visitantes só precisavam entrar na fila e aguardar a sua vez, já que o serviço é gratuito. Uma solução simples e certamente um gatilho de boas emoções.

Engajamento total

A tecnologia pode ajudar muito no processo de engajamento, especialmente em épocas especiais, como o Natal. Foi isso que fez a grife de vestuário Acostamento, que vende para 5 mil lojas multimarcas pelo Brasil e apostou na gamificação para motivar e capacitar os vendedores e amplificar as vendas dos seus produtos. O aplicativo funciona por meio do smartphone e lança desafios diários aos profissionais parceiros. A cada tarefa concluída, os vendedores ganham pontos que podem ser trocados por vouchers do Uber e Ifood, produtos da marca ou serem doados a instituições de caridade.

Além das vendas (que pontuam mediante cadastro da nota fiscal), a plataforma disponibiliza treinamentos sobre a marca e estimula que os participantes doem sangue, participem de voluntariado e respondam a pesquisas em troca dos pontos. “A ideia é criar uma conexão motivacional de maneira simples e com resultados imediatos”, explica o vice-presidente da Acostamento, Delton Batista.

Dicas para se destacar no Natal

1_ Construa uma grande estratégia de promoções e lançamentos para clientes atuais selecionados.

2_ Crie uma ação especial para atrair novos clientes usando a mídia tradicional aliada a uma forte presença nas redes sociais.

3_ Monte uma vitrine “matadora”, que desperta a curiosidade e atrai o passante para dentro da loja para ver a sua continuação.

Gostou deste conteúdo? Ele está disponível na revista do Sindilojas Porto Alegre, edição de dezembro. Clique aqui para acessar a publicação digital.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais