Conexão Varejo: saiba como utilizar gatilhos mentais para atrair clientes

Para construir atrativos convincentes é essencial conhecer e dominar os estímulos que influenciam na tomada de decisão do consumidor.

Promoções são uma ferramenta essencial para o varejo. E para construir atrativos convincentes ao consumidor é essencial conhecer e dominar técnicas como a dos gatilhos mentais – estímulos que interferem na tomada de decisão e são aliados na hora da venda. Alguns dos mais conhecidos são os de urgência e de escassez, que dão total sentido às promoções. Por isso, evite promoções fixas, pois elas não passam a ideia de oportunidade.

Planeje
Para acionar o gatilho que for no cérebro do consumidor, manter a honestidade é fundamental. Começar traçando um planejamento de promoções do ano, mês a mês ou quinzenal, ajuda a se programar e gerenciar bem os estoques. Um estudo da Nielsen, de 2019, mostrou que, das marcas que intensificaram promoções acima da média, 57% conquistaram lealdade e 48%, compradores recorrentes.

Datas oficiais…
Algumas datas – como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados – são tão tradicionais que o consumidor já se programa para comprar. Para aproveitar ao máximo a disposição, garanta com antecedência no estoque os itens mais desejados e, se possível, inclua alguns deles em promoção, pois eles servirão como isca para atrair o consumidor ao estabelecimento.

… e extraoficiais
Dependendo do segmento de atuação da loja, algumas datas possuem grande apelo, mas não estão no calendário oficial do varejo. Conhecer a fundo o seu perfil de cliente ajuda a criar novos argumentos e oportunidades de venda. E não é porque o seu negócio é voltado para lingeries que ele deve ficar restrito a isso quando pode criar novidades, como cestas de café da manhã promocionais para aniversários de casamento, por exemplo.

Objetivo e prazo

Saber qual a finalidade da promoção muda tudo, já que a tática para dar vazão a produtos comprados há mais tempo é diferente da mecânica para conquistar novos clientes, por exemplo. Além disso, ter um prazo de término e deixar ele claro para o consumidor é básico para garantir o sucesso ou o fracasso. Afinal, você acha que se houvesse uma Black Friday por mês ela teria tanto sucesso como tem?

 

Gostou desse conteúdo? Ele faz parte da revista Conexão Varejo, edição de fevereiro/2020. Acesse a publicação digital e leia mais matérias clicando aqui.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais