Confiança do consumidor apresenta terceira alta consecutiva, divulga FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas – composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor – elevou-se em 1,3% entre abril e maio de 2009, ao…
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas – composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor – elevou-se em 1,3% entre abril e maio de 2009, ao passar de 99,2 para 100,5 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Apesar de ainda se encontrar em patamar distante do registrado em setembro do ano passado (110,2 pontos), este é o terceiro mês consecutivo de avanço do índice, indicando continuidade da tendência à recuperação gradual da confiança do consumidor brasileiro.
Em maio de 2009, tanto as avaliações sobre a situação presente quanto as expectativas para os próximos meses tornaram-se mais favoráveis. O Índice da Situação Atual (ISA) elevou-se em 1,1%, de 97,4 para 98,5 pontos. O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,6%, de 100,7 para 102,3 pontos o maior nível desde setembro de 2008 (108,2).
Dentre os quesitos que compõem o Índice de Situação Atual, houve melhora da avaliação presente em relação à situação econômica local. Entre abril e maio, a parcela de consumidores que avaliam a situação como boa elevou-se de 7,3% para 7,8% do total; a dos que a julgam ruim reduziu-se de 52,1% para 49,2%. O quesito que, isoladamente, mais influenciou na evolução do ICC em maio foi o que trata das expectativas em relação à situação econômica local nos próximos 6 meses. Na comparação com o mês anterior, a proporção de consumidores que prevêem melhora aumentou de 26,3% para 28,0%; a parcela dos que projetam piora diminuiu de 23,5% para 20,6%.