Confiança do consumidor aumenta 0,5% em dezembro, após dois meses de queda

A confiança do consumidor em relação à situação econômica do País teve uma ligeira alta de 0,5% entre novembro e dezembro, passando de 96,9 pontos para 97,4 pontos, após dois meses de queda acentuada. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira (22). No período, o resultado foi influenciado pela avaliação em relação à situação atual, que melhorou, enquanto as expectativas em relação aos próximos meses, apresentou piora. O Índice da Situação Atual ficou 6,8% maior, passando de 98,1 pontos para 104,8 pontos, e o Índice de Expectativas foi de 96,2 pontos para 93,5 (queda de 2,8%).

Situação das famílias e gastos
A avaliação dos consumidores em relação à situação financeira familiar no mês atual melhorou. A parcela dos que afirmam que ela é boa elevou-se de 17% para 21,1%, e o total de pessoas que a consideram ruim caiu, de 16,1% em novembro para 13,2% este mês. Em relação à situação econômica nos próximos meses, a parcela dos que prevêem piora aumentou de 32,3% para 36,3%, sendo que a dos que prevêem melhora diminuiu de 21,1% para 18,3%.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de outubro e 19 de novembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.