Confiança do consumidor aumenta 0,5% em dezembro, após dois meses de queda

A confiança do consumidor em relação à situação econômica do País teve uma ligeira alta de 0,5% entre novembro e dezembro, passando de 96,9 pontos para 97,4 pontos, após dois meses de queda acentuada….

A confiança do consumidor em relação à situação econômica do País teve uma ligeira alta de 0,5% entre novembro e dezembro, passando de 96,9 pontos para 97,4 pontos, após dois meses de queda acentuada. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira (22). No período, o resultado foi influenciado pela avaliação em relação à situação atual, que melhorou, enquanto as expectativas em relação aos próximos meses, apresentou piora. O Índice da Situação Atual ficou 6,8% maior, passando de 98,1 pontos para 104,8 pontos, e o Índice de Expectativas foi de 96,2 pontos para 93,5 (queda de 2,8%).

Situação das famílias e gastos
A avaliação dos consumidores em relação à situação financeira familiar no mês atual melhorou. A parcela dos que afirmam que ela é boa elevou-se de 17% para 21,1%, e o total de pessoas que a consideram ruim caiu, de 16,1% em novembro para 13,2% este mês. Em relação à situação econômica nos próximos meses, a parcela dos que prevêem piora aumentou de 32,3% para 36,3%, sendo que a dos que prevêem melhora diminuiu de 21,1% para 18,3%.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de outubro e 19 de novembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais