Confiança do consumidor se mantém praticamente estável em outubro

SÃO PAULO – A confiança do consumidor se manteve praticamente estável ao apresentar alta de 0,1% entre setembro e outubro deste ano, passando de 121,7 pontos para 121,8 pontos, de acordo com o ICC (Índice de…

SÃO PAULO – A confiança do consumidor se manteve praticamente estável ao apresentar alta de 0,1% entre setembro e outubro deste ano, passando de 121,7 pontos para 121,8 pontos, de acordo com o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual registrou ligeira queda, ao recuar de 140,8 pontos para 140,7 pontos. A variação no período foi de 0,1%. O Índice de Expectativas, no entanto, subiu 0,2%, ao passar de 111,6 pontos para 111,8 pontos.

Situação econômica atual

O indicador que avalia a situação futura com as finanças pessoais registrou 133,4 pontos, o maior nível desde maio de 2008 (133,8 pontos). A fatia dos consumidores que projeta melhora avançou de 34,6% para 36,2%. Já a dos que preveem piora diminuiu de 3,1% para 2,8%. Este foi o indicador que exerceu a maior influência sobre a evolução do índice geral. O indicador que mede o otimismo sobre situação econômica atual melhorou. O número de consumidores que consideram boa a situação atual diminuiu de 33,3% para 31,6%. No entanto, a dos que consideram ruim recuou ainda mais, de 21% para 18,9%.

Sobre a pesquisa

A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. O levantamento foi realizado entre os dias 01 e 21 de outubro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais