Confiança do consumidor tem melhor patamar em quase 3 anos

Índice Primário de Sentimento do Consumidor, medido pela Thomson Reuters/Ipsos avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro

A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e fechou janeiro no maior patamar em quase três anos, com a forte melhora na percepção das condições atuais, de acordo com o indicador da Thomson Reuters/Ipsos.

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, nasigla em inglês) avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro e foi a 45,6 pontos. Trata-se do maior nível desde fevereiro de 2015, quando ficou em 45,8 pontos.

Com aumento de 8,2 pontos, o subíndice que mede as condições atuais, que mede as finanças pessoais, chegou a 39,4 pontos em janeiro na comparação com o mês anterior.

Com alta de 7,3 pontos, a 48,6 pontos, o subíndice de percepção sobre o ambiente de investimentos teve o segundo maior crescimento no período.

O subíndice de confiança relacionado ao mercado de trabalho, que avalia segurança no emprego atual e no futuro, subiu 3,3 pontos percentuais, marcando 36 pontos em janeiro.

O subíndice de expectativas foi o único a ficar estável, em 63,5 pontos, neste mês.

A inflação e os juros menores, junto com a lenta recuperação do mercado de trabalho no país, tem ajudado a melhorar a confiança dos consumidores.

Fonte: Exame Abril

Veja também

    Noticias

    Dia da Black Friday pode ter comércio com horário estendido mediante Acordo Cole...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    IA na prática: aprenda conceitos essenciais e explore ferramentas para criar cont...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais