Confiança do consumidor tem melhor patamar em quase 3 anos

Índice Primário de Sentimento do Consumidor, medido pela Thomson Reuters/Ipsos avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro

A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e fechou janeiro no maior patamar em quase três anos, com a forte melhora na percepção das condições atuais, de acordo com o indicador da Thomson Reuters/Ipsos.

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, nasigla em inglês) avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro e foi a 45,6 pontos. Trata-se do maior nível desde fevereiro de 2015, quando ficou em 45,8 pontos.

Com aumento de 8,2 pontos, o subíndice que mede as condições atuais, que mede as finanças pessoais, chegou a 39,4 pontos em janeiro na comparação com o mês anterior.

Com alta de 7,3 pontos, a 48,6 pontos, o subíndice de percepção sobre o ambiente de investimentos teve o segundo maior crescimento no período.

O subíndice de confiança relacionado ao mercado de trabalho, que avalia segurança no emprego atual e no futuro, subiu 3,3 pontos percentuais, marcando 36 pontos em janeiro.

O subíndice de expectativas foi o único a ficar estável, em 63,5 pontos, neste mês.

A inflação e os juros menores, junto com a lenta recuperação do mercado de trabalho no país, tem ajudado a melhorar a confiança dos consumidores.

Fonte: Exame Abril

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais