Confiança do consumidor tem melhor patamar em quase 3 anos

Índice Primário de Sentimento do Consumidor, medido pela Thomson Reuters/Ipsos avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro

A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e fechou janeiro no maior patamar em quase três anos, com a forte melhora na percepção das condições atuais, de acordo com o indicador da Thomson Reuters/Ipsos.

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, nasigla em inglês) avançou 4,5 pontos percentuais na comparação com dezembro e foi a 45,6 pontos. Trata-se do maior nível desde fevereiro de 2015, quando ficou em 45,8 pontos.

Com aumento de 8,2 pontos, o subíndice que mede as condições atuais, que mede as finanças pessoais, chegou a 39,4 pontos em janeiro na comparação com o mês anterior.

Com alta de 7,3 pontos, a 48,6 pontos, o subíndice de percepção sobre o ambiente de investimentos teve o segundo maior crescimento no período.

O subíndice de confiança relacionado ao mercado de trabalho, que avalia segurança no emprego atual e no futuro, subiu 3,3 pontos percentuais, marcando 36 pontos em janeiro.

O subíndice de expectativas foi o único a ficar estável, em 63,5 pontos, neste mês.

A inflação e os juros menores, junto com a lenta recuperação do mercado de trabalho no país, tem ajudado a melhorar a confiança dos consumidores.

Fonte: Exame Abril

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