Confiança do consumidor volta a subir em setembro, diz FGV

O ICC atingiu 103,0 pontos, contra 102,3 pontos em agosto, quando havia caído 4,3 por cento para atingir o menor nível desde abril de 2009

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,7 por cento em setembro, recuperando apenas parte da forte perda vista no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O ICC atingiu 103,0 pontos, contra 102,3 pontos em agosto, quando havia caído 4,3 por cento para atingir o menor nível desde abril de 2009.

“Após um período de queda acentuada da confiança dos consumidores até maio, os resultados se tornaram mais voláteis e por isso devem ser analisados com cautela”, destacou a coordenadora da pesquisa na FGV/Ibre, Viviane Seda.

Em setembro, a melhora deveu-se à diminuição do pessimismo com a economia nos meses seguintes e, segundo Viviane, isso pode estar relacionado com a redução das incertezas com o fim do período eleitoral.

Neste mês, o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1 por cento, a 102,2 pontos, melhor resultado desde abril de 2014 (103,6). Por outro lado, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou pouco mais de 2 por cento, chegando a 104,8 pontos em setembro, menor nível desde maio de 2009 (103,0), segundo a FGV.

O cenário atual para o consumidor brasileiro é de juros altos e inflação elevada, que vem rondando em 12 meses o teto da meta do governo –de 4,5 por cento pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos– mesmo depois que a economia entrou em recessão no primeiro semestre.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais