Confiança do empresário gaúcho apresenta recuperação após três meses de queda, mostra Fecomércio-RS

Os empresários do setor terciário do Estado estão otimistas a respeito do cenário atual e também das perspectivas futuras. Esse é o resultado da apuração do Índice de Confiança do Empresário do…

Os empresários do setor terciário do Estado estão otimistas a respeito do cenário atual e também das perspectivas futuras. Esse é o resultado da apuração do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (ICEC-RS), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgado regionalmente nesta segunda-feira (8/8) pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Na capital gaúcha, o índice ficou em 129,0 no mês de julho, demonstrando elevação em relação a junho (120,1) e interrompendo, pela primeira vez, a tendência de queda verificada desde o início da série em março de 2011.

Conforme a análise feita pela Assessoria Econômica da Federação (documento pode ser acessado aqui), os responsáveis pela elevação do ICEC-RS em julho foram as empresas com até 50 empregados, para quem o índice aumentou de 122,2 (jun) para 128,7 (jul). As empresas com mais de 50 empregados, contudo, continuam sendo as mais confiantes e tiveram estabilidade no índice, que atingiu 145,5 pontos em julho, frente a 145,8 de junho.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, apesar do processo de desaceleração da economia do país, o movimento de redução do ritmo da inflação e o indicativo de interrupção do ciclo de elevação da Selic pelo Banco Central podem ter contribuído para a elevação da confiança dos empresários no mês de julho. “Estamos há pouco tempo acompanhando a confiança dos empresários gaúchos do comércio. Ainda é cedo para saber se houve uma reversão de tendência de queda, ou se simplesmente estamos nos deparando com uma melhora sazonal”, destaca De Marchi.

O ICEC-RS é composto por três indicadores: Índice de Condições Atuais (ICAEC), que busca refletir a percepção do empresário quanto ao momento presente da economia brasileira, ao setor e à sua empresa em específico; o Índice de Expectativas (IEEC), que capta as expectativas do empresariado sobre o futuro de curto prazo (próximos 6 meses); e o Índice de Investimentos (IIEC), que aborda as expectativas de contratação de funcionários, investimentos e níveis de estoques. Todos os componentes do ICEC-RS tiveram elevação em julho.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais