Confiança dos empresários do comércio registra nova queda em maio

Fábio Bentes, economista da CNC, ICEC sugere a desaceleração do comércio

A confiança dos empresários brasileiros do comércio, medida pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da CNC, ficou em 130,3 pontos – uma queda de 2,0% em maio, na comparação com abril. No levantamento anterior, de abril ante março, o indicador já acusara baixa de 0,7%. A queda em maio foi provocada principalmente pela avaliação da situação atual dos estoques, que tiveram uma queda de 10,7%, indicando a menor disposição dos empresários em renovar estoques, e pela percepção menos favorável do nível geral da atividade, que teve queda de 7,1% no período.

Os resultados confirmam a expectativa de um ritmo de atividade econômica mais fraco no segundo trimestre. No levantamento de abril, 63,3% dos entrevistados relataram que as condições econômicas do País haviam melhorado em relação ao mesmo período do ano anterior – parcela que foi reduzida para 57,3% em maio. Apesar disto, a percepção da economia, por parte dos comerciantes brasileiros, ainda é favorável: 128,8 pontos, numa escala que varia de zero a 200 pontos.