Confira 7 dicas práticas para melhorar a sua comunicação em vendas

“É importante buscarmos estratégias de comunicação de percepção positiva e tratar o cliente de forma a proporcionar um ambiente que ele se sinta bem”

Aprender estratégias para se comunicar melhor com o cliente, ao vivo ou pelas redes sociais, é fundamental para conquistar e fidelizar o público.  A comunicação em vendas deve ser vista como uma via de mão dupla, na qual o diálogo fornece insights cruciais para que o vendedor possa compreender as dores envolvidas e trabalhar pontos específicos que gerem resultados e fortaleçam vínculos entre marca e consumidor.

A especialista em excelência no atendimento e consultora Rosana Schaeffer, que também ministrou o curso Comunicação em Vendas, no Sindilojas Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de setembro, elenca algumas dicas para melhorar sua comunicação com o cliente. Segundo ela, é importante estabelecer comportamentos para gerar relacionamento. “Temos que ter em mente que somos humanos, trabalhando com seres humanos, mesmo que hoje o ambiente seja digital. É importante buscarmos estratégias de comunicação de percepção positiva e tratar o cliente de forma a proporcionar um ambiente que ele se sinta bem”, destaca Rosana.

1) Esteja online

Utilize os canais online com regularidade e engajamento. Responda seus clientes e interaja com eles, como faria com um amigo na rede social. As redes sociais são excelentes canais de venda e a pandemia aumentou essa possibilidade. Estabeleça limites, como horários, cuide a linguagem, priorize reclamações e comentários e seja proativo.

2) Personalize

Crie experiências únicas, moldadas para solucionar os desejos e necessidades do seu público-alvo. Gere momentos únicos, personalizados com seus clientes.

3) Inove

Atualize suas ferramentas, canais de comunicação e sistemas internos. Utilize a inteligência artificial ao seu favor, mas não caia no erro de massificar tudo e com comunicações prontas e automáticas. O cliente quer sentir que é especial e que, por traz do digital, tem uma pessoa atendendo.

4) Seja consciente

Esteja atento às questões ambientais e sociais de forma verdadeira. Avalie vínculos sociais e como o seu produto ou serviço contribui para o meio ambiente, gera experiência e se engaja em causas.

5) Atenção à linguagem

Fale e escreva de maneira natural. Considere adotar um tom de voz mais próximo, como se você estivesse conversando com o cliente em um café. Essa é uma maneira de deixá-lo mais à vontade e familiarizado com a sua marca. No entanto, é importante observar a personalidade da sua marca para não adotar um tom informal demais, não condizente com as outras comunicações da empresa. Evite gírias, diminutivos, apelidos, tomar partido sobre assuntos polêmicos, usar uma linguagem rebuscada ou formal demais, siglas ou estrangeirismos sem tradução. Transmita segurança, dominando profundamente as informações sobre o que está vendendo. É importante cuidar o vocabulário adotado. Palavras equivocadas podem comprometer uma relação que está sendo construída. Lembre-se que as pessoas nem sempre leem da forma como você está escrevendo.

6) Assine as mensagens

É preciso humanizar a comunicação. Portanto, é aconselhável evitar terminar a mensagem com algo como: “Time de Atendimento”. Em vez do anonimato, prefira assinar o e-mail ou comunicado com o nome, cargo e contato. Assumir a responsabilidade pelo conteúdo transmite confiança ao cliente.

7) Seja coerente

Discurso e prática precisam andar juntos. Saiba escutar o cliente. Prometa apenas o que pode cumprir. Utilize informações disponíveis, seja transparente e cumpra prazos definidos. Sugestões e críticas devem ser ouvidas como forma efetiva de melhorar sempre, independente do canal ou formato dessas mensagens. Aja de forma ágil e não deixe o cliente sem retorno.