Confira o resultado da pesquisa sobre as vendas no Dia das Mães 2020
Dentre os lojistas respondentes, 89,8% declararam que suas vendas na data diminuíram em relação ao ano anterior, com uma queda de aproximadamente 72%
As restrições para o funcionamento do comércio em Porto Alegre afetaram profundamento os resultados de vendas do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor no ano. Apesar da liberação para a abertura de microempresas e MEI a partir do dia 4 de maio, muitos lojistas não conseguiram se organizar para receberem os clientes ou investir em outras iniciativas de venda.
O pouco resultado também refletiu em menor engajamento no questionário realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Ainda que o formulário online tenha sido acessado mais de 500 vezes, foram recebidas apenas 88 participações, indício de que não haviam números nas lojas para mensurar. Com isso, o resultado* serve como indicativo de comportamento do mercado.
Dentre os lojistas respondentes, que realizaram vendas no Dia das Mães, 89,8% declararam que suas vendas na data diminuíram em relação ao ano anterior, com uma queda de aproximadamente 72%. Além disso, 65,9% utilizaram somente e-commerce para as transações, que tiveram ticket médio de R$ 108.
Confira no infográfico a pesquisa completa:
* Esta pesquisa serve como indicativo de comportamento do mercado, porém pode não refletir a realidade do comércio varejista de Porto Alegre.