Congresso debate a educação do consumidor
O Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança realizará o 2º Congrecred no dia 5, das 9h às 18h 30, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Com o tema ‘A educação do consumidor brasileiro diante da…
O Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança realizará o 2º Congrecred no dia 5, das 9h às 18h 30, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Com o tema ‘A educação do consumidor brasileiro diante da facilidade de crédito e da redução das taxas de juros – especialmente para as novas classes sociais’, o evento será apresentado através de quatro painéis temáticos relacionados com as operações de crédito do sistema financeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.congrecred.com.br/sitedinamico/
O primeiro painel terá como tema a ‘Educação Financeira no Brasil’, e será apresentado por Reinaldo Domingos, autor de livros de educação financeira, e Laércio de Oliveira Pinto, presidente da unidade de negócios Credit Services da Serasa Experian para a América Latina. Esse primeiro momento terá como mediador o conselheiro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Roberto Vertamatti,
O segundo encontro irá abordar ‘A oferta de crédito e a nova classe consumidora no Brasil’, e será apresentado por Edeni Malta, Diretor das Lojas Colombo e Crediare, Denise Eskeff Coelho, Superintendente da Unidade de Crédito do Banrisul, e Vilson Noer, Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Porto Alegre. A mediação será realizada por Nelson Tieman, que foi Diretor de Cobrança Comercial na Losango, empresa do Grupo HSBC.
‘Operação do Cadastro Positivo e Cases de Sucesso’ será o tema do terceiro painel. A apresentação fica por conta de Laércio de Oliveira Pinto e Paulo Borba, Gestor Comercial da CDL Porto Alegre. A mediação ficará a cargo de Vanda Sotero, consultora da Wayup Group.
A última apresentação ocorre às 16h com o painel ‘Relação de Consumo – Superendividamento – Cadastro bloqueio de ligações’, mediado pelo jornalista Alexandre Appel, e debatido por Eunice Casagrandre, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor (IDF-RS), Vera Lúcia Remedi Pereira, Assessora Administrativa da Diretoria Executiva da Fundação Procon (SP), e Alcebíades Adil Santini, Presidente do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor.
Paralelamente serão realizadas palestras com os temas ‘Venda de créditos vencidos’, às 14h, com Gustavo Durazzo, CEO da MO&PC. ‘Linha digitável por SMS’, apresentado por Sandro Schleder, gerente de negócios da Human Mobile. ‘Um mundo mais complexo exige um arsenal mais completo em crédito e cobrança’, apresentado por Breno Costa, sócio consultor da GoOn. ‘Social CRM: estratégias para apoiar processos de cobrança e retenção de clientes’, com Bruno Alves, diretor de mídias sociais da Plusoft.