Conselheiros do Condecon Procon Porto Alegre tomam posse

Cerimônia ocorreu no Dia Mundial do Consumidor, na prefeitura de Porto Alegre

Cerimônia ocorreu no Dia Mundial do Consumidor, na prefeitura de Porto Alegre

Com o objetivo de debater as questões que afetam as relações de consumo na cidade de Porto Alegre, por meio da educação e conscientização de consumidores e fornecedores, a prefeitura mantém o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon), cujos representantes tomaram posse nessa segunda-feira (15), em cerimônia conduzida pelo secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Idenir Cecchim, representando o prefeito municipal José Fogaça.

Os 18 conselheiros irão trabalhar no biênio 2010-2011 em prol da melhoria constante do relacionamento entre consumidores e fornecedores, prestadores de serviços e produtos. De acordo com Idenir Cecchim, os conselheiros trazem, em suas funções, uma responsabilidade inerente a favor do desenvolvimento da cidade de Porto Alegre.

Idenir destaca ainda a importância da parceria estabelecida entre o poder público e empresários prestadores de serviços e fornecedores de produtos, a qual considera imprescindível para a conquista de uma postura focada no ganha-ganha. Ou seja, todas as partes envolvidas nessa complexa interação devem negociar meios, gerir conflitos e vislumbrar caminhos que visem ao bem comum e à constante prática cidadã.

Cecchim afirma “Estamos atingindo a maturidade em termos de progressos nas relações consumeristas em nossa capital; contudo, tal estágio representa não somente uma conquista, mas antes sinaliza um desafio: isso significa que há muito a ser feito ainda”. E prossegue “Porto Alegre conta com um empresariado inteligente; tem consumidores conscientes e tem cidadãos que, certamente, reivindicam seus direitos, porque sabem o que podem e aquilo que devem reivindicar. E aqueles que melhor atendem os clientes com certeza contam com uma parcela maior de consumidores fieis”, conclui.

Confira como ficou a composição do Condecon (2010/2011)

1. Procon Porto Alegre – Omar Ferri Júnior, Fernando Livi suplente

2. Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI RS: Flavio Koch e Roberto Fontoura Santiago, como representante titular e suplente, respectivamente;

3. Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – DPE: Felipe Kirchner e Rafaela Consalter, como representante titular e suplente, respectivamente;

4. Fórum de Defesa do Consumidor – FEDC: Alcebiades Adil Santini como representante titular;

5. Movimento das Donas de Casa e Consumidoras do Rio Grande do Sul – MDCC RS: Claudio Pires Ferreira e Edy Maria Mussoi, como representante titular e suplente, respectivamente;

6. Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rio Grande do Sul – OAB-RS: Teresa Cristina Fernandes Moesch e Cristiano Heineck Schmitt, como representante titular e suplente, respectivamente;

7. Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre – PGM: Cauê Vieira e Bethania Regina Pederneiras Flach, como representante titular e suplente, respectivamente;

8. Sindicato da Habitação e Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário – Secovi / Agademi: Simone Rita Xavier Camargo e Gaspar Fiorini, como representante titular e suplente, respectivamente;

9. Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul – Senge-RS: Vera De Có e Nelso Volcan Portelinha, como representante titular e suplente, respectivamente;

10. Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre – Sindilojas: Paulo Kruse e Antonio Sanzi, como representante titular e suplente, respectivamente;

11. Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado do RS – Sindioptica: Namur Seadi Sobrosa e André L. Roncatto, como representante titular e suplente, respectivamente;

12. Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – Sinduscon RS: Fernando Bertuol e Luiz Nei Rezende da Silva (S), como representante titular e suplente, respectivamente;

13. Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Smam: Jaqueline Lessa e Adao T. Gomes de Oliveira, como representante titular e suplente, respectivamente;

14. Secretaria Municipal da Educação – Smed: Luciane Job Junqueira e Maidi Ellwanger, como representante titular e suplente, respectivamente;

15. Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio – Smic: Alexandre Appel e Fabrício Bernardes Benites, como representante titular e suplente, respectivamente;

16. Secretaria Municipal da Saúde – SMS: Jorge Luiz dos Santos Pereira e Antonio Tadeu de Melo Cabral, como representante titular e suplente, respectivamente;

17. União das Associações de Moradores de Porto Alegre – Uampa RS: Rodrigo Ricardo Fenezi Niemayer como representante no Condecon e Manolo Silveiro Cachafeiro, na condição de Secretário Executivo do Condecon, a contar de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2011.