Construção puxa alta do comércio

O comércio teve a 12ª alta seguida em novembro, de 0,6% em relação a outubro, segundo dados divulgados ontem pela Serasa Experian. O setor de construção puxou o desempenho positivo, que avançou 2,2% em…

O comércio teve a 12ª alta seguida em novembro, de 0,6% em relação a outubro, segundo dados divulgados ontem pela Serasa Experian. O setor de construção puxou o desempenho positivo, que avançou 2,2% em relação a outubro, depois de sete quedas nos últimos dez meses. Em comparação com novembro passado, o varejo registrou alta de 15,8%. Foi a maior taxa de crescimento anual desde julho de 2007 (19,3%). Entre janeiro e novembro, o comércio avançou 5,7% ante igual período do ano passado. Apesar da alta mensal, o setor de construção civil recuou 13,4% na comparação com novembro de 2008. No acumulado do ano, a queda é de 14,7%.

Dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, porém, indicam que as vendas cresceram 4% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a entidade, em comparação a outubro, o aumento atingiu 4%, enquanto que no acumulado de 11 meses sobre igual período de 2008 a alta é de 4,5%.

O setor de móveis, eletroeletrônicos e informática teve alta de 2,7% na passagem de outubro para novembro. Na comparação com novembro de 2008, o crescimento foi de 25,8%. A ampliação da redução do IPI dos aparelhos eletrodomésticos da linha branca e o crédito também animaram a atividade comercial de bens duráveis (categoria de produtos que têm utilidade durante grande período de tempo). Segundo o Serasa, a decisão do governo de reduzir o IPI do setor moveleiro deverá introduzir estímulos adicionais no ramo varejista. No dia 25 de novembro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que os produtos de construção prosseguirão isentos de IPI por mais seis meses.

O setor de veículos, motos e peças apresentou recuo de 0,6% em novembro frente a outubro, na segunda queda mensal. O segmento, no entanto, avançou 32,1% na comparação com novembro de 2008. O setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios mostrou elevação de 19,3% em novembro deste ano ante o mesmo mês de 2008.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais