Construir relações com os consumidores é determinante para o sucesso das marcas

Gildo Sibemberg, diretor das lojas Gang, falou sobre marketing e gestão do varejo no Café com Lojistas

O evento mensal realizado pelo Sindilojas Porto Alegre nesta quarta-feira, 16, contou com a presença…

Gildo Sibemberg, diretor das lojas Gang, falou sobre marketing e gestão do varejo no Café com Lojistas

O evento mensal realizado pelo Sindilojas Porto Alegre nesta quarta-feira, 16, contou com a presença do diretor de Vendas e Visual & Merchandising das lojas Gang, Gildo Sibemberg, falando sobre marketing, gestão de varejo e gerenciamento de marca. Para Sibemberg, é importante que o varejista esteja atento às movimentações do futuro. Não somente tecnológicas, como de comportamento. A Gang iniciou no e-commerce já em 1998, mesmo que de maneira experimental. “Eu atendia a região de Porto Alegre e fazia as entregas pessoalmente. Aprendi que precisava levar tamanhos diferentes do pedido original, caso a peça não servisse no cliente”, conta. A Gang acabou fechando esta operação e voltando a atender pela internet anos mais tarde, mas, de acordo com o empresário, quanto mais cedo uma empresa entra no e-commerce, mais ela tem a aprender.

Para o palestrante, o fato de vivermos em uma sociedade do excesso, em que há muitas marcas e tipos de um mesmo produto, faz com que o lojista precise buscar meios de se diferenciar dos outros. O cliente costuma dar uma primeira chance a uma embalagem diferente, por exemplo, mas o consumo não perdura caso o produto não entregue aquilo que a embalagem promete ou desperta no consumidor. Ficar atento aos desejos do cliente é um fator decisivo para o sucesso da marca. “Todo mundo que compra shampoo abre o frasco para sentir o aroma. Se as marcas se preocupassem em intensificar a essência nos últimos mililitros da embalagem, talvez conquistassem mais clientes”, exemplifica. De acordo com Sibemberg, não se trata de enganar o consumidor, mas sim de entregar aquilo que ele espera encontrar e de forma mais fácil. “Marketing é desejo, muito mais do que necessidade. As pessoas não entram em uma loja para comprar roupas porque estão nuas, mas sim porque desejam uma determinada peça ou o que ela representa naquele momento na sociedade”, diz. Para Gildo, o marketing é uma guerra de percepções. E a marca é um nome ao qual as pessoas relacionam competências, atitudes e valores que vão impactar a percepção de valor desta marca. Segundo ele, o relacionamento traz uma experiência diferenciada e isso aumenta a chance de que a percepção também seja diferenciada. “Quando uma pet shop pensa não só no cachorro, mas também no dono do cachorro, avisando-o do vencimento de vacinas, por exemplo, ela está criando relacionamento e é disso que o cliente vai lembrar ao buscar este serviço”, conta.

Sibemberg finalizou lembrando os varejistas de que o alinhamento da equipe de atendimento e vendas com os valores da empresa é fundamental. Venda envolve um processo de sondagem, demonstração e fechamento. “Bom vendedor não é aquele que tem lábia, mas sim o que entende que o processo de venda da loja deve ser executado. Por isso, desenhe o seu processo e faça a equipe entendê-lo”, aconselha o palestrante. O atendimento é a melhor vitrine de uma loja. “Empregue gente que acredite no seu negócio e não quem quer um serviço, simplesmente”, diz.

O Café com Lojistas acontece uma vez por mês no Centro de Capacitação do Sindilojas Porto Alegre e é gratuito para lojistas associados. Em maio, o evento ocorre no dia 14 com o tema Entenda o eSocial.

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