Saiba como motivar a equipe de vendas para a alta temporada

Nesta matéria publicada na revista Conexão Varejo, saiba o que é importante considerar para engajar o time e confira exemplos de ações já feitas por empresas do setor.

As melhores datas do comércio varejista estão chegando e ainda é tempo de engajar os colaboradores para fechar 2022 com crescimento nas vendas. O segundo semestre deste ano tem a Copa do Mundo de Futebol, que se soma à Black Friday e ao Natal como mais uma oportunidade de bons negócios. E para tirar o melhor proveito dessas datas é fundamental ter uma equipe de vendas bem treinada, motivada e pronta para fazer acontecer.

Clarice Martins Costa

A consultora Clarice Martins Costa, com mais de 30 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas no varejo, dá algumas orientações específicas para o período que se aproxima e garante: ações de capacitação e motivacionais voltadas aos colaboradores são fundamentais.

A preparação da equipe para o atendimento nos dias de maior movimento nas lojas deve abranger a parte técnica e a parte comportamental. Clarice observa que o cliente nessa época do ano está sem tempo, então é importante treinar os profissionais para realizar as operações de venda com agilidade, incluindo os processos de emissão de nota fiscal e de preparação das embalagens. No aspecto comportamental, o vendedor deve ser preparado para que, mesmo com a loja lotada, consiga dar uma atenção especial ao cliente que está esperando e recebê-lo com um sorriso no rosto, demonstrando vontade de atender, ressalta Clarice. “É fundamental treinar as pessoas em técnicas de atendimento e na operação. E começar a fazer isso antes, com no mínimo um mês de antecedência.”. Principalmente quem contrata vendedores temporários tem de prever um tempo para esse processo, destaca elaa “Não adianta contratar uma semana antes do Natal, pois não haverá tempo hábil para conhecer a cultura da empresa e aprender sobre os procedimentos. Isso mais atrapalha do que ajuda”.

Comunicação para motivar

Mesmo as empresas pequenas que não dispõem de uma estrutura de treinamento podem executar ações efetivas, segundo a consultora. O próprio dono da loja pode montar um conteúdo básico sobre a empresa, sua cultura e sobre a forma de atendimento, que o gerente ou ele mesmo passa aos colaboradores. Outra forma é colocar um vendedor mais antigo, com bastante experiência, acompanhando a rotina, sendo o mentor do novo que está chegando.

Um aspecto que não pode ser descuidado é a comunicação com a equipe. Clarice recomenda que diariamente os colaboradores sejam informados sobre expectativas, resultados e sobre quanto falta para atingir as metas. Esse é o momento também para motivar o pessoal. Ela traz um exemplo das lojas Renner, onde esteve à frente do RH por longo tempo: “Todos os dias, antes de começar o turno, reúna todos no salão de vendas e diga alguma coisa motivacional e fale sobre a meta do dia. É como se fosse um treinador de futebol que junta o time e diz qual é o gol daquele dia. É fundamental fazer isso, porque equipe de vendas trabalha na motivação”.

Prêmios e recompensas

Passeio de limousine foi uma das ações já realizada pela Orthomundi.

Existem várias alternativas além da premiação financeira como forma de engajamento. Um troféu que o colaborador leva para casa, um presente ou um livro que seja útil para a vida dele, são formas de homenagear quem demonstra comprometimento e se destaca. “É importante reconhecer as pessoas que foram além, que pode ser quem mais vendeu ou também quem fez um atendimento excepcional, que mereceu elogios de algum cliente”, afirma Clarice. Importante também é valorizar essas conquistas diante de todo o time, para que os demais se inspirem no colega premiado. Clarice ressalta ainda que as premiações podem ser coletivas, no sentido de celebrar os resultados de toda a equipe, e aí vale, por exemplo, dizer para os colaboradores que se a meta geral for atingida haverá uma festa e diariamente ir motivando o pessoal para buscar o resultado esperado. Ao final do período, a conquista e a comemoração serão de todos.

Experiências como motivação para o resultado

Orthomundi realizou uma campanha do Pix, para premiar profissionais pelo bom desempenho.

A Orthomundi é um exemplo de empresa que trabalha o engajamento dos colaboradores durante o ano todo e inova nas formas de premiação. A coordenadora de RH, Krischina Paim, explica que é feita uma pesquisa em que o próprio time diz que tipo de premiação gostaria de ganhar. Com isso, já fizeram até passeio de limousine pelas ruas de Porto Alegre. Foi no ano passado, na campanha para a Black Friday, quando a empresa registrou resultado recorde. Mais recentemente, houve a Campanha do Pix, que premiou os três melhores desempenhos. O primeiro lugar recebeu um Pix de R$ 3mil, o segundo, de R$ 2 mil, e o terceiro de R$ 1 mil. “Entendemos que temos de transitar pelas duas formas, recompensando com experiências, mas também com a parte financeira, que sabemos que é importante”, revela Krischina.

Gostou deste conteúdo? Ele faz parte da revista do Sindilojas POA, a Conexão Varejo. Acesse todas as publicações gratuitamente e compartilhe com a sua equipe!

Palestra Especial: uma dose extra de motivação

O tradicional evento do Sindilojas Porto Alegre com foco no engajamento dos times de lojas para a alta temporada tem data marcada: será no dia 17 de outubro. Clique aqui para saber mais sobre o evento e faça já a sua inscrição!