Consumidor brasileiro percebe melhora da situação financeira familiar

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) teve redução de 0,4% entre julho e agosto de 2009, ao passar de 111,4 para 111,0 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Segundo a FGV, o resultado pode ser interpretado como uma acomodação em novo patamar, após cinco meses seguidos de crescimento. O nível atual do ICC é ainda superior ao de sua média histórica (107 pontos), e ao nível de agosto do ano passado, de 108,2 pontos (sem ajuste).

Na opinião dos consumidores brasileiros, houve melhora da situação financeira familiar em agosto: a proporção dos que a avaliam como boa elevou-se de 17,7% para 18,6%; a dos que a julgam ruim reduziu-se de 14,9% para 13,8%. O resultado para este quesito é o mais favorável desde outubro de 2008, quando estes percentuais haviam sido, respectivamente, de 20,5% e 13,7%.

As avaliações sobre o momento atual se mantiveram na trajetória ascendente iniciada em maio de 2009. As previsões para os próximos meses, contudo, pioraram em relação ao mês anterior pela primeira vez desde fevereiro. O Índice da Situação Atual (ISA) elevou-se em 2,3%, de 111,3 para 113,9 pontos. O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,7%, de 111,4 para 109,5 pontos.

A maior contribuição para a redução do ICC foi a do quesito que mede o grau de otimismo com a situação econômica local nos seis meses seguintes. Entre julho e agosto, a proporção de consumidores que prevêem melhora diminuiu de 31,7% para 29,7%; a parcela dos que projetam piora elevou-se de 13,5% para 14,0%.