Consumidor compra mais itens para satisfação pessoal

Produtos para a chamada satisfação pessoal começam a fazer parte da vida do consumidor brasileiro. A participação é pequena, mas o avanço aponta uma mudança de atitude na hora da compra.

Por trás…

Por trás dessa transformação, constatada no estudo Mudanças no Mercado Brasileiro 2010 realizado pela Nielsen Brasil, está uma combinação de diferentes fatores. Entre os quais, a estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo e o maior grau de confiança, com a classe C confirmando papel significativo no crescimento do varejo. Segundo a pesquisa, a classe média foi responsável, em volume de vendas, por 60% dessa expansão.

João Carlos Lazzarini, diretor de atendimento de varejo da Nielsen, diz que, a partir de uma análise de 40 fabricantes e 170 marcas de diferentes localidades do Brasil, buscou-se o que gerou esse avanço. A conclusão é a de que o consumidor alterou a maneira como compra.

– Houve uma inclusão de itens antes não adquiridos e a compra de produtos de maior qualidade – diz Lazzarini.

Embora ainda representem uma parcela pequena dentro do cenário avaliado, itens ligados à satisfação pessoal e à sofisticação vêm ganhando espaço nas carrinhos de compras.

– Eu diria que são um grande filão a ser explorado – observa Lazzarini.

Outro levantamento, apresentado pela Agas, mostra crescimento, em 2009, de 7,99% nas vendas dos supermercados que atuam no Rio Grande do Sul.

– Avaliamos que 60% do resultado positivo decorreu da migração de cerca de 700 mil gaúchos das classes D e E para a classe C – afirma o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, projetando expansão de 8,5% neste ano.