Consumidor já corta gastos com água, sapato e internet

Endividado, o consumidor brasileiro começa a economizar. Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) realizada em abril, com 1.440 pessoas no país, 56% pretendem reduzir seus gastos por conta das…

Endividado, o consumidor brasileiro começa a economizar. Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) realizada em abril, com 1.440 pessoas no país, 56% pretendem reduzir seus gastos por conta das dívidas acumuladas.
Na lista de corte de gastos do consumidor, estão água engarrafada, com 59%, produtos lácteos (49%) e creme para o rosto (42%).

Entre os bens duráveis, 50% disseram que estão diminuindo as compras de calçados e 41% gastando menos com carros. No caso de serviços, houve redução de despesas com serviços de internet para 46% dos entrevistados, além de telefone fixo, celular e tablet, com índices acima de 30%, segundo o estudo.

Com o crescimento das dívidas, o número de con
sumidores que procuraram crédito no mercado, no primeiro semestre deste ano, caiu 7,4% ante o mesmo período do ano passado, segundo a Serasa Experian. Essa é a maior queda no indicador desde 2008, quando o índice começou a ser medido. A maior queda foi encontrada na faixa de renda de R$ 2 mil a R$ 5 mil, com uma baixa de 8,8%.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades das obras no Centro até o dia 14/06

    Veja mais
    Noticias

    Associados do Sindilojas Porto Alegre tem opção de consultoria contábil gratuita

    Veja mais