Consumidor: mais de 20% estão inadimplentes há mais de um ano

SÃO PAULO – Dos consumidores brasileiros que tiveram os registros cancelados no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em dezembro, 20,93% estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo levantamento divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) na quinta-feira (13). Deste percentual, 7,41% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 4,17%, até três anos. Outros 3,18% ficaram devendo por até quatro anos e 5,08%, por até cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, uma parcela de 1,09% teve as dívidas prescritas, já que excedeu o prazo de cinco anos. O levantamento também mostrou que 27,86% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 18,18% ficaram por um período de até 30 dias. Outros 9,09% e 4,7% demoraram 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 7,99% dos consumidores e, por até um ano, 11,25%.

Faixa etária

O indicador também revelou que os consumidores com idade entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com 26,45% das inclusões. Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (21,67%), de 50 a 64 (17,66%), de 18 a 24 anos (13,76%) e de 25 a 29 anos (13,26%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 6,83%. No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 53,28% das inclusões, enquanto os homens responderam por 46,75%.

Dívida quitada

Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC em dezembro, foram elas também que tiveram o maior número de registros cancelados, que acontece depois de regularizado o débito, com 54,07%, contra 45,93% deles. Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, que representaram 26,95% dos cancelamentos do mês. Considerando as outras faixas de idade, a participação nos cancelamentos ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos (22,55%), de 50 a 64 (18,48%), de 25 a 29 anos (13,39%) e de 18 a 24 anos (11,16%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros excluídos, de 7,20%.

Registros e cancelamentos

Em dezembro, o volume de registros de consumidores inadimplentes incluídos no SPC caiu 4,49% em relação novembro de 2010 e subiu 2,73% frente ao mesmo período de 2009. No ano passado, os registros também registraram queda, de 1,85%, na comparação com 2009. Já os cancelamentos subiram 23,81% na comparação mensal e 3,54% no confronto anual. No ano passado, os cancelamentos também apresentaram aumento, de 5,69%, em relação à 2009.